Home Futebol Copa Paulista: sem Portuguesa, eliminada de virada, torneio tem finalistas definidos

Copa Paulista: sem Portuguesa, eliminada de virada, torneio tem finalistas definidos

Atual campeã da competição, a Lusa foi derrotada na semifinal e, assim, ficará de fora das divisões nacionais em 2022

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

A decisão da Copa Paulista de 2021 está definida! Após parar nas semifinais nos últimos dois anos, o São Bernardo FC, enfim, vai brigar por seu segundo título. Na finalíssima, o campeão de 2013 irá enfrentar o Botafogo-SP, que foi vice-campeão em 2014 e, agora, retorna ao estágio máximo da competição. Para tal, o time de Ribeirão Preto precisou eliminar a atual detentora da taça, a Portuguesa. Após perder o jogo de ida, no Canindé, por 2 a 1, o Botafogo sofreu o primeiro gol em casa, mas conseguiu uma virada incrível.

PUBLICIDADE

Foram três gols — sendo dois do atacante Bruno Michel — para assegurar a vaga na final, com o triunfo por 3 a 1. Já o São Bernando teve vida um pouco menos difícil. Isso porque, após empatar em 1 a 1 com o São Caetano na casa do adversário, venceu por 2 a 0 em seus domínios. Dessa forma, o Tigre eliminou o arquirrival e, de quebra, encerrou a passagem de MC Livinho pelo Azulão.

São Bernardo vai jogar a Série D

O campeão da Copa Paulista tem o direito de optar por uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil do ano seguinte. Já o vice recebe a vaga restante. No entanto, como o Botafogo-SP já está na Série C do Brasileirão, a equipe só tem uma escolha possível. Sendo assim, ainda antes da finalíssima, as ‘premiações’ estão definidas. O Fogo participará da Copa do Brasil em 2022 e, portanto, o São Bernardo vai ser inscrito na última divisão nacional. O Tigre, aliás, já comemorou o feito em suas redes sociais.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Dessa forma, a Portuguesa, que venceu a Copa Paulista no ano passado, ficará sem divisão nacional em 2022. Isso porque a Lusa foi eliminada na segunda fase eliminatória da Série D neste ano. O time, portanto, só poderia retornar à quarta divisão caso levasse o bicampeonato do torneio estadual, o que não aconteceu. Ou seja, no ano que vem, a Portuguesa já tem calendário definido: a Série A2 do Paulista no primeiro semestre e a Copa Paulista no segundo.

Copa Paulista 2021

A 22ª edição da Copa Paulista contou com 17 equipes, divididas em quatro grupos. O Botafogo-SP liderou o grupo 1, mesmo estando envolvido na Série C do Brasileiro no mesmo período. Nas quartas, o time de Ribeirão Preto eliminou o Noroeste, antes de desclassificar a Portuguesa. Já o São Bernardo ficou em primeiro no grupo 3 e, depois, bateu o rival municipal, o EC São Bernardo, para chegar às semis, diante do São Caetano.

A decisão da Copa Paulista entre São Bernardo e Botafogo-SP, em dois jogos, terá suas datas e horários revelados nesta quinta (4) pela Federação Paulista de Futebol. Contudo, já é sabido que o Tigre terá a oportunidade de realizar o segundo jogo em sua casa, o Estádio 1º de Maio, em São Bernardo.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Vai subir? Saiba qual é a equipe há mais tempo ‘presa’ na Série B

Veja a lista dos times que mais venceram DE VIRADA na era dos pontos corridos do Brasileirão

São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo

Brasileirão: Confira a classificação da atualizada da Série B após os jogos dessa quarta

PUBLICIDADE

São Paulo terá planejamento especial com jogos no Nordeste; entenda

Em meio à briga contra o rebaixamento, atraso de Mancini gera “desconforto interno” com alguns jogadores do Grêmio

Atlético-MG: Dirigente é denunciado no STJD após polêmica com o VAR

Corinthians pode contratar ‘camisa 9’ com ajudar de Ronaldo Fenômeno

PUBLICIDADE