A DFB (Federação Alemã de Futebol) anunciou nesta quinta-feira (04) uma pesada punição ao meio-campista alemão Clemens Fandrich, jogador do Erzgebirge Aue, clube da 2.Bundesliga, a segunda divisão do futebol na Alemanha.
Fandrich foi suspenso por 7 meses após cuspir no rosto do bandeirinha Roman Potemkin, aos 44 minutos do segundo tempo do jogo contra o Ingolstadt – ele acabou recebendo o cartão vermelho. O episódio aconteceu no último dia 22 de outubro.
“Qualquer ataque contra árbitros ou seus assistentes prevê uma pena de seis meses a dois anos de suspensão, e foi isso que nosso tribunal considerou no julgamento de Clemens Fandrich”, disse a DFB em seu site oficial.
“O jogador sempre teve um comportamento impecável em 12 anos de futebol profissional. Porém, cuspir na cara do árbitro assistente é um incidente tão sério que poderíamos até conceber uma pena maior”, finalizou a entidade.
O departamento jurídico do Erzgebirge Aue, no entanto, apelará da sentença. Kay Werner, conselheiro do clube e também advogado, disse em coletiva de imprensa que o gancho de 7 meses é muito pesado para um atleta sem histórico de problemas em campo.
“É uma sentença inaceitável. Buscaremos soluções legais e recursos à nossa disposição. Na minha opinião, algumas regras processuais muito importantes não foram observadas”, comentou Werner.
O meio-campista Clemens Fandrich está com 30 anos de idade e chegou ao Erzgebirge Aue em 2016. Antes ele atuou por Energie Cottbus, RB Leipzig e FC Luzern, da Suíça.

