Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Peng Shuai: ONU quer provas sobre paradeiro de tenista desaparecida

Caso ganhou ainda mais notoriedade na última semana; Peng Shuai desapareceu após fazer denúncias de assédio sexual contra ex-ministro chinês

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Crédito: Getty Images

O mundo quer saber: Onde está Peng Shuai? Desaparecida desde 2 de novembro, a tenista chinesa de 35 anos é um dos assuntos mais falados nesta sexta-feira (19), nas redes sociais. Dessa forma, até mesmo a ONU deseja ter explicações do governo chinês a respeito do paradeiro de Peng.

“Seria importante ter provas de onde ela está e saber se ela está bem. Solicitamos veementemente que uma investigação seja realizada com total transparência sobre suas acusações de agressão sexual”, disse Liz Throssell, porta-voz de Direitos Humanos da ONU. A Assossiação de Tênis Feminino (WTA), por sua vez, também se juntou ao discurso da Organização das Nações Unidas, exigindo respostas. A entidade, aliás, ameaçou retirar seus torneios da China caso o mistério não seja solucionado. Além disso, diversos tenistas, homens e mulheres, mostraram indignação por conta da falta de informações.

Caso Peng Shuai

No dia 2 de novembro, Shuai Peng utilizou a plataforma Weibo, rede social chinesa semelhante ao Twitter, para fazer uma denúncia contra Gaoli Zhang, ex-vice primeiro ministro do Partido Comunista da China, de 75 anos. Ela afirma que foi obrigada a fazer sexo com ele, há cerca de três anos. Ainda de acordo com a tenista, ela já conhecia Zhang há pelo menos uma década. Ambos chegaram a manter um caso extraconjugal. Peng, porém, diz não ter provas a respeito do crime.

Poucos minutos após a publicação do post, no entanto, o conteúdo acabou sendo tirado do ar. Ainda assim, diversos prints fizeram com que a notícia fosse espalhada por todo o mundo. A jornalista Emily Peng, que foi a primeira a perceber a existência do post, disse que os veículos de imprensa da China estão sendo proibidos de publicar sobre o assunto, apesar da gravidade das acusações. A censura com relação ao caso chegou às redes sociais, televisão e até grupos de bate-papo na internet dedicados somente ao tênis. Saiba mais sobre o caso aqui.

Supostas imagens recentes

Ainda nesta sexta (19), contudo, a TV Estatal Chinesa publicou imagens que, supostamente, mostram Peng Shuai bem. A tenista aparece em imagens numa casa, com seu gato e brinquedos. O post foi feito por Shen Shiwei, repórter da TV estatal. Ele afirma que tais fotos foram compartilhadas por uma amiga em uma outra rede social. A veracidade e a data deste material, porém, não foram confirmadas. Sendo assim, Peng segue desaparecida. Veja abaixo:

LEIA MAIS:

Quem é Shuai Peng, tenista desaparecida após acusar ex-governante chinês de assédio sexual

Federer desabafa sobre ‘fim próximo’ de carreira e revela seu maior sonho

Rio Open: dois top 10, medalista olímpico e sensação já foram confirmados na próxima edição

Lenda entre cadeirantes, dono de ‘Golden Slam’ anuncia aposentadoria aos 30 anos: “É a vez da próxima geração”

São Paulo ainda pode cair no Brasileirão? Veja chances e próximos jogos

Brasileirão: três times já garantiram vaga na Libertadores 2022

Mudanças no Brasileirão, demissão na Globo, saída de Douglas Costa, decisão no Flamengo e mais: as últimas do futebol

Brasil “cola” na Bélgica no ranking de seleções da Fifa; veja o top-10

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato