Home Futebol 4 times brasileiros que podem virar ‘clube empresa’ em breve

4 times brasileiros que podem virar ‘clube empresa’ em breve

Clube empresa deve se tornar uma realidade do futebol nacional nos próximos anos

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

O primeiro semestre de 2021 ficou marcado pela aprovação do Projeto de Lei que autoriza os times a se tornarem clube empresa, viabilizando a criação das Sociedades Anônimas de Futebol (SAFS). A transição visa possibilitar aos clubes uma maior transparência na gestão, bem como atrair investidores, e um melhor gerenciamento das dívidas.

PUBLICIDADE

No âmbito nacional, quatro times estão avançando para virar se tornar clube empresa, dois atuam na elite do futebol brasileiro, e outros dois, momentaneamente estão na Série B.

Do quarteto, o América-MG e o Cruzeiro aparecem como mais próximos no comparativo com o Athletico Paranaense e Botafogo. O Glorioso, por sua vez, só teve uma sondagem da XP Investimentos, mesma empresa que aparece cotada na Raposa.

PUBLICIDADE

Recentemente, o América alinhavou um contrato com um bilionário norte-americano, do Kapital Football Group. Diante de toda a movimentação, que ocorre antes mesmo da aprovação do clube empresa no Senado e na Câmara dos Deputados, o Coelho pode ser referência para outros times brasileiros neste quesito de migração.

Na última semana, o Athletico Paranaense realizou uma votação entre sócios para definir se iniciaria ou não o processo migratório, e a sinalização foi positiva em prol do clube empresa. Vivenciando um período de crise financeira, o Cruzeiro também se movimenta para se tornar SAFS, e já conta com diversos investidores interessados.

LEIA TAMBÉM: 

PUBLICIDADE

Torcida do São Paulo faz lista de dispensa após goleada para o Flamengo; veja os nomes

Morte de goleiro, revelação sobre Neymar, ameaças na Série A, Valdivia em novo clube e mais: notícias do futebol no final de semana

Novidade sobre Jorge Jesus, zagueiro de saída, preocupação com titular e contratação de jovem: as últimas do Flamengo

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Decisão na Série B, Libertadores Feminina e mais: veja os jogos de hoje

Vampeta ironiza Tite após classificação do Brasil para a Copa do Mundo: “Não existe troféu para primeiro colocado”

Copa do Mundo 2022: nove seleções já estão classificadas; saiba quais

PUBLICIDADE

Novidades sobre Valdivia, Goulart e mais: as últimas do mercado da bola