Home Futebol Time ioiô? Torcedores ‘fazem campanha’ nas redes contra acesso do Avaí no Brasileirão

Time ioiô? Torcedores ‘fazem campanha’ nas redes contra acesso do Avaí no Brasileirão

Equipe catarinense está na Série B e só depende de si para conquistar uma vaga na primeira divisão do Brasileirão pela quarta vez em oito anos

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Chegada a última rodada da Série B, o Avaí só depende de si para conseguir a vaga na elite do futebol brasileiro. Diante do Sampaio Corrêa, no próximo domingo (28), portanto, a equipe catarinense precisa apenas de uma vitória simples, em casa, para carimbar a passagem à Série A. O que seria um motivo de alegria para os torcedores do Leão, porém, pode vir a descontentar fãs de vários outros times. O motivo? A fama de ‘time ioiô’ do Avaí.

PUBLICIDADE

Acontece que nos últimos oito anos, o Leão da Ilha já subiu três vezes para a Série A (em 2014, 2016 e 2018). No entanto, bastou um ano na elite para que o time voltasse a ser rebaixado. Na verdade, o Avaí não emplaca campanhas seguidas na primeira divisão desde as temporadas 2009, 2010 e 2011. Em 2009, aliás, o time foi 6º colocado na tabela.

No total, são quatro rebaixamentos para o Avaí na era dos pontos corridos do Brasileirão. Número idêntico ao de Vasco da Gama e Coritiba, por exemplo. Contudo, o retrospecto recente de ‘subidas e quedas’ parece incomodar vários torcedores nas redes sociais. Muitos apontam para um novo rebaixamento do Leão em 2022 caso a equipe venha a confirmar o acesso neste ano. Sendo assim, eles acabam torecendo pelos ‘rivais’ diretos nesta Série B? Mas e aí, será que o Avaí vai beliscar essa vaga?

PUBLICIDADE

Avaí, um time ioiô?

Os comentários nas redes sociais, enfim, se tornaram mais frequentes após a vitória do Avaí, na 37ª rodada, contra o Náutico. O triunfo por 2 a 1 levou o time aos 61 pontos. No último jogo, portanto, o Leão só precisar vencer diante de sua torcida. Só que a situação gerou até mesmo um “pedido inusitado” para a Confederação Brasileira de Futebol: “Pelo amor de Deus! Os times da frente não podem perder senão o Avaí vai querer voltar para a Série A pela milésima vez e cair no ano seguinte. A CBF deveria proibir o Avaí de subir”, disse Aglailson Pereira, em um post do Facebook que exaltava o título do Botafogo na Série B.

Abaixo, confira alguns outros comentários de pessoas ‘reticentes’ com mais um acesso do Avaí à Série A do Brasileirão:

https://twitter.com/cabjr92/status/1457872210912288779

https://twitter.com/JoaoxxBFR/status/1462658944556544001

PUBLICIDADE

https://twitter.com/ramon_pramon/status/1462574465183891458

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

https://twitter.com/asu_wink/status/1462590941710233602

‘Perseguição’ justa

Apesar da ‘perseguição’ de muitos por conta da fama de ‘time gangorra’, o Avaí não é aquele que mais foi rebaixado na história do Campeonato Brasileiro. Contando até mesmo o período antes do início dos pontos corridos, em 2003, América-MG, Coritiba, Goiás e Vitória lideram o quesito com seis rebaixamentos. Na sequência, então, aparecem Santa Cruz e Sport com cinco, antes de Avaí, Criciúma, Fortaleza e Vasco, com quatro. Veja a lista completa aqui.

No entanto, os quatro rebaixamentos do time catarinense ocorreram após 2003, assim como acontece com o Vasco. Coritiba e Vitória também já caíram quatro vezes no Brasileirão de pontos corridos. Vale ainda mencionar que o Leão da Ilha tem dez participações na primeira divisão em toda sua história. O problema para alguns, porém, é o retrospecto recente do time de Florianópolis. Em 2015, a equipe caiu na 17ª colocação. Em 2017, na 18ª. Já em 2019, no rebaixamento mais recente, o Avaí ficou em 20º, na última colocação, com apenas 20 pontos conquistados.

LEIA MAIS:

Vai subir? Saiba qual a equipe há mais tempo ‘presa’ na Série B

PUBLICIDADE

São Paulo empata demais? Conheça a história bizarra do time que teve 26 empates e só ma derrota em 38 rodadas

Palmeiras x Flamengo: Entenda por que árbitro da final vem levando chuva de críticas na Argentina

Luciano quebra jejum e se reafirma: confira os números do atacante pelo São Paulo

Felipe Melo minimiza fracasso no Mundial e aponta motivo para derrota do Palmeiras

PUBLICIDADE

Neto pede quatro jogadores da Série A na seleção e manda recado para Tite

Botafogo é segundo bicampeão da Série B nos pontos corridos; veja a lista

Fluminense sonda Guerrero e se surpreende ao ouvir pedida do atacante

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato