Home Mercado da Bola Conheça Bruno Macedo, agente que negocia Jorge Jesus e Carlos Carvalhal com o Flamengo

Conheça Bruno Macedo, agente que negocia Jorge Jesus e Carlos Carvalhal com o Flamengo

Além de Jorge Jesus, o empresário cuida das carreiras de Leonardo Jardim, Carlos Carvalhal e André Villas-Boas

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Rui Vitória, Nuno Espírito-Santo, Marcos Silva, Leonardo Jardim, Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Carlos Carvalhal, Bruno Lage e André Villas-Boas. Técnicos com características diferentes, mas que carregam uma coisa em comum: o sucesso na carreira com o empresário Bruno Macedo.

PUBLICIDADE

Procurado pelos treinadores mais renomados do futebol português, Bruno Macedo se tornou a principal via de acesso para os profissionais que desejam trabalhar em ligas de ponta da Europa como Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

E nos últimos anos, por exemplo, passou a intermediar a ida de treinadores para mercados emergentes como Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, China e Egito. Foi com este lastro que negociou a ida de Jorge Jesus para o Flamengo e Jesualdo Ferreira para o Santos.

PUBLICIDADE

Bruno Macedo é bem-sucedido “dentro e fora de campo”

Depois de se formar em direito e economia na Universidade de Coimbra, famosa instituição de ensino portuguesa, Bruno Macedo acumulou experiência atuando na área tributária e jurídica de grandes corporações de Portugal.

Em 2008, estava em Braga e, por indicação de seu pai, o também advogado Vespasiano Macedo, foi contratado para ser o vice-presidente jurídico do Sporting Braga onde trabalhou por cinco temporadas.

E, por isso, Bruno Macedo passou a transitar entre dirigentes, técnicos, jogadores e empresários famosos como Giuliano Bertolucci e Kia Joorabchian. Além de ser o representante da dupla em solo luso, o agente também a atuar no mercado imobiliário.

Desde de 2018, Bruno Macedo passou a investir em construções de grandes condomínios em Portugal, Moçambique e Angola. Agora, ele faz planos para investir em países da América do Sul como Argentina, Brasil e Chile.

PUBLICIDADE

Mas engana-se que sua relação com o futebol brasileiro quando intermediou a vinda de Jorge Jesus para o Flamengo em 2019. Bruno Macedo, por exemplo, cogitou comprar o Grêmio Barueri em 2009.

Na época, o clube paulista disputava a Série A do Campeonato Brasileiro, tinha uma base forte e finanças saudáveis. Porém, o português desistiu da aquisição devido ao alto valor pedido pelos donos da equipe. Posteriormente, acabou desistindo do negócio.

Bom transito com estrelas do futebol

Bruno Macedo acumula trabalhos bem-sucedidos no futebol português. Ele foi o responsável pelas idas de Júlio César, Bruno César e Jonas para o Benfica. Essas negociações foram fundamentais para abrira as portas em clubes rivais.

Posteriormente, o agente intermediou as idas de Pepe, Felipe e Éder Militão para o Porto. E também foi peça importante nas negociações de Renan Ribeiro, Wendell e Luiz Phelyppe para o Sporting.

PUBLICIDADE

Em 2020, o empresário se tornou o representante do Benfica na América do Sul. Dessa forma, conduziu o retorno de Jorge Jesus para o clube encarnado. E levou Gilberto, Everton Cebolinha e Lucas Veríssimo para o Velho Continente.

Empresário é investigado pela Justiça Portuguesa

Embora seja considerado um dos principais empresários do mundo do futebol, Bruno Macedo é investigado pelo Ministério Público e a Autoridade Tributária desde agosto de 2020. Ele é alvo da “Operação Cartão Vermelho”.

Recentemente, a Justiça Portuguesa quebrou o sigilo bancário e telefônico do agente em virtude de várias denúncias entre elas: abuso de confiança, falsificação e fraude fiscal, lavagem de dinheiro, pagamento de propinas e manipulação de resultados.

Jorge Jesus vai ou não comandar o Flamengo?

É cedo para chegar a qualquer conclusão, mas, por enquanto, Jorge Jesus, pretende cumprir seu contrato com o Benfica até junho de 2022. Apesar da situação desconfortável no clube, o Mister, por ora, não faz planos para retornar ao Flamengo.

PUBLICIDADE

Além do aspecto familiar, o treinador deseja trabalhar em uma grande liga da Europa. Seu nome vem sendo especulado em clubes da Rússia e Ucrânia. No entanto, Jorge Jesus projeta ingressar na Espanha ou Inglaterra com a ajuda de Bruno Macedo. 

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Flamengo: Saiba o valor da multa rescisória de Jorge Jesus no Benfica 

Na mira do Flamengo, Marcelo Gallardo tem comissão técnica “gigante” desde 2012; conheça os nomes 

Conheça Juan Luís Berros, empresário de Marcelo Gallardo alvo número 1 do Flamengo 

Veja os números e o desempenho de Maurício Souza, técnico interino do Flamengo 

Gabigol, Gustavo Gómez e Arana: veja os jogadores que podem deixar o Brasil em 2022 

Pedro no Palmeiras, Rafinha no Atlético-MG e Cano: veja quem deve trocar de clube no Brasil 

Weverton melhor que Mendy? Jornalista surpreende ao comparar elencos de Palmeiras e Chelsea

Renato Gaúcho deixou Flamengo sem receber cifras expressivas; entenda