Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Na mira do Flamengo, Marcelo Gallardo tem comissão técnica “gigante” desde 2012; conheça os nomes

Marcelo Gallardo tem contrato como River Plate até o fim da atual temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Foto: Divulgação/ Conmebol

A chegada de Marcelo Gallardo pode ser o primeiro passo da diretoria reformular a comissão técnica do Flamengo. Após as demissões de Renato Gaúcho, Alexandre Mendes e Marcelo Salles, a expectativa é que outros profissionais sejam desligados até o fim deste ano.

O Torcedores.com apurou que diversos profissionais da atual comissão técnica ainda não sabem se irão permanecer no Flamengo. O clima de incerteza tomou conta do departamento de futebol nos últimos dias.

Fato é, que, independentemente de quem for contratado, os dirigentes entendem que é uma excelente oportunidade para “limpar a área”, segundo disse um funcionário, que vive o dia do clube, à reportagem.

Caso venha a comandar o Flamengo na próxima temporada, Marcelo Gallardo não pretende abrir mão dos profissionais que formam sua comissão técnica fixa desde 2012. Juntos, conquistaram 14 títulos somadas passagens por Nacional-URU e River Plate-ARG.

Nesse ínterim, venceram a Recopa Sul-Americana (2015, 2016 e 2019), Copa Libertadores da América (2015 e 2018), a Copa Sul-Americana (2014), a Copa Suruga Bank (2015), a Supercopa da Argentina (2018 e 2020), o Campeonato Argentino (2021), a Copa da Argentina (2016, 2-17 e 2019) e o Campeonato Uruguaio (2012). O Torcedores.com mostra quem faz parte do time do argentino. Confira!

Matías Biscay –  Auxiliar técnico

Ex-zagueiro do River Plate, ele é da mesma geração que revelou Marcelo Gallardo. Após pendurar as chuteiras, fez o curso UEFA Pro na Argentina. Desde então se tornou o “braço direito” do treinador. Posteriormente, visitaram diversos clubes da Europa. A parceria continuou quando “El Muñeco” iniciou sua trajetória no Nacional e teve sequência no River Plate. É considerado o estrategista da comissão técnica.

Hernán Burján – Auxiliar técnico

Ex-volante do River Plate, também surgiu para o futebol atuando ao lado de Marcelo Gallardo. Porém, pendurou as chuteiras após passar por clubes menores do futebol argentino. Em 2012, foi convidado pelo treinador para trabalhar no Nacional. É o responsável por montar os treinos táticos da equipe.

César Zinelli – Auxiliar técnico

É funcionário do River Plate desde 2012. Nesse ínterim, foi o coordenador de captação do clube. E mais tarde foi promovido a coordenador geral das divisões de base. Posteriormente, foi puxado por Marcelo Gallardo para integrar a comissão técnica em 2014. Nesse ínterim, passou a ser responsável por lapidar os ídolos Gonzalo Montiel e Exequiel Palacios.

Pablo Dolce – Preparador físico

Com passagem por clubes da Argentina, México e Uruguai. Pablo Dolce é o chefe da preparação física do River Plate. Além disso, é conhecido pelo papel de liderança e na motivação do elenco. Seu trabalho é pautado em buscar gatilhos emocionais para contornar crises e incentivar ainda mais os atletas.

Diego Gamalero – Preparador físico

Foi preparador físico da seleção da Costa Rica na Copa do Mundo de 2014. Nesse ínterim, virou referência em trabalhos voltados para a resistência, força e ganho de massa muscular. Iniciou a carreira no esporte atuando em clubes de rúgbi. Posteriormente, trabalhou em clubes da Argentina, Chile e Uruguai.

Alberto Montes – Preparador de goleiros

Ex-goleiro do River Plate, foi reserva de Ney Pumpido, na conquista da Copa Libertadores da América de 1986. Posteriormente, venceu inúmeras vezes o Campeonato Argentino. É, portanto, uma lenda no clube. É considerado um dos melhores preparadores de goleiros do futebol argentino. Afinal, formou Germán Lux e Franco Armani.

Nahuel Hidalgo – Analista de desempenho

É responsável por auxiliar nos treinamentos e na preparação para as partidas. Além disso, é responsável por traçar as estratégias para os jogos. Considerado “fominha”, Nahuel assiste a todos os jogos antes de compilar os relatórios para Marcelo Gallardo. Tem papel importante na comissão técnica por ser o “cara” da tecnologia.

Sandra Rossi – Médica

Formada nos Estados Unidos, é especialista em neurociência, biomecânica e psicologia de alto rendimento. E, portanto, considerada peça fundamental na comissão técnica de Marcelo Gallardo por forjar a “mentalidade vencedora” do elenco. Conhecida como “La Mamá de River” (a mãe do River), comandou a reestruturação do departamento médico do River Plate em 2014.

Pablo Nigro – Psicólogo

É a grande responsável por essa força ganhadora que o River Plate tem hoje. Afinal, ele conseguiu conscientizar o time a não jogar de forma apavorada. E também e não corre de qualquer jeito, mesmo em situações adversas. Além disso, a equipe não fica desesperada em campo mesmo quando está atrás no marcador. O objetivo da presença do dele é a “implementação da cultura de mentalidade campeã”. 

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Conheça Juan Luís Berros, empresário de Marcelo Gallardo alvo número 1 do Flamengo 

Veja os números e o desempenho de Maurício Souza, técnico interino do Flamengo 

Maurício Souza não é o único interino da história do Flamengo; relembre outros nomes 

Associação Uruguaia se recusa a subir oferta e encerra negociação com Marcelo Gallardo 

Quem é Maurício Souza? Conheça o técnico interino que assume o Flamengo após a saída de Renato Gaúcho 

Novo técnico do Flamengo, futuro de Abel encaminhado, sondagem por Gabigol, ‘novela Goulart’ e mais: as últimas do futebol 

Brasileirão: Globo monta esquema para transmitir título do Atlético-MG 

Palmeiras pode perder cinco jogadores para a disputa do Mundial 

Andreas Pereira conversa com torcedores do Flamengo após falha na Libertadores; jogador já definiu futuro