Home Automobilismo Fórmula 1: Consultor da Red Bull surpreende e elogia ‘grande gesto’ da Mercedes

Fórmula 1: Consultor da Red Bull surpreende e elogia ‘grande gesto’ da Mercedes

Helmut Marko ainda falou sobre as polêmicas na corrida final da temporada da F1 envolvendo Max Verstappen e Lewis Hamilton

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Conhecido, também, por tecer algumas críticas à Mercedes, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, surpreendeu ao elogiar a escuderia rival . Em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o ex-piloto austríaco disse entender a decepção da equipe alemã por ver Lewis Hamilton perder o mundial de F1 na última volta. No entanto, ele valorizou o fato da Mercedes ter decidido retirar as queixas feitas a FIA devido aos procedimentos finais na prova de Abu Dhabi, que decidiu o campeonato.

PUBLICIDADE

“Só posso dizer que foi um grande gesto da Mercedes. Hamilton definitivamente teve azar, mas nós também tivemos em Silverstone, na Hungria e em Baku. É assim no mundo das corridas, mas entendo a decepção“, disse Marko, de 78 anos. A Mercedes protestou por conta da decisão de Michael Masi, diretor de prova, em deixar os retardatários ultrapassarem Hamilton após a saída do safety car. Dessa forma, Max Verstappen teve a chance de ultrapassar o inglês na última volta — como o fez.

Marko quer mudanças na F1

Embora tenha elogiado a retirada do protesto da Mercedes. Helmut Marko não abstêm o que considera problemas existentes na Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O ex-piloto de Fórmula 1 acredita que alguns processos, principalmente envolvendo o diretor de prova Michael Masi, precisam ser revistos.

PUBLICIDADE

“O novo presidente da FIA vai ter que chegar com um novo sistema para ajudar [Michael] Masi porque ele não pode fazer tudo sozinho. No momento, há muita pressão em seus ombros. Acho, por exemplo, que os chefes das equipes não podem mais falar diretamente com o Masi durante a corrida. Além disso, as regras precisam ser simplicadas. Muitas decisões tomadas desagradaram a nós ou a Mercedes. É preciso ter uma decisão uniforme”, explicou o consultor da Red Bull F1.

LEIA MAIS:

Fórmula 1: Ralf Schumacher detona piloto do grid: ‘Devia fazer outra coisa’

Fórmula 1: Veja quanto dinheiro Verstappen ganhou na temporada do título mundial

Hamilton roubado? Ex-chefão da Fórmula 1 opina: “É absurdo”

PUBLICIDADE

Fórmula 1: Fã de Hamilton se revolta com perda de título e coloca Mercedes à venda

Di María no Atlético, São Paulo quer Ferreirinha e Douglas Costa, Palmeiras sonda De La Cruz: as últimas do futebol hoje (21)

Flamengo avança por Jorge Jesus e treinador já tem prazo para dar resposta

Felipe Melo explica polêmica sobre Leila e diz que Palmeiras já é passado

PUBLICIDADE

Mercado da bola: Borja se aproxima de acerto com novo clube