Na tarde de domingo (5), o Bahia enfrentou o Fluminense na Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu pelo placar de 2 x 0, em partida válida pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
Em grande atuação do atacante Gilberto, que balançou as redes duas vezes diante de 26.701 torcedores presentes, o resultado positivo tirou o Tricolor baiano da zona de rebaixamento, pelo menos até o desfecho dos jogos que encerram a rodada.
O Bahia possui os mesmos 43 pontos de Juventude e Cuiabá, mas aparece em 15º lugar e fora do Z4 pelos critérios de desempate. Na noite desta segunda (6), equipe gaúcha joga fora de casa contra o São Paulo e o Dourado recebe o Fortaleza.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJnWWVJZmh6ZCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Em entrevista coletiva depois do triunfo sobre o Fluminense, o técnico Guto Ferreira falou sobre o desempenho de sua equipe e não poupou elogios à torcida do Bahia que, segundo o comandante, tem mostrado papel importante na briga pela permanência do clube na divisão de elite do futebol nacional.
“Temos que aprender com nossos erros e falei exatamente isso na coletiva depois do último jogo (derrota em casa para o Atlético-MG). Quando se perde da maneira que perdemos, temos que lamber as feridas. Vínhamos de duas derrotas com erros capitais , resultados que infelizmente já podiam ter selado o Bahia (na Série B)”, disse Guto.
Na última quinta (2), o Bahia também atuou na Arena Fonte Nova em jogo adiado da 32ª rodada e vencia o Atlético-MG por 2 x 0 até os 27 minutos do segundo tempo, mas sofreu a virada ao levar três gols em seis minutos, o que decretou o título brasileiro ao Galo e complicou a situação do Tricolor na parte de baixo da tabela.
“Nosso time, até aquele momento, era melhor no jogo. Estávamos fazendo uma grande partida. Não acho ter sido falta de concentração. Observo mais pelo lado emocional, diante de um time qualificado, e isso pesa. Não temos muito o que ficar falando. Seguir firmes e fortes para reverter”, explicou o treinador.
“Agora é buscar o resultado em Fortaleza. Ainda não podemos dizer que dependemos só de nós, já que em caso de empate das duas equipes (Juventude e Cuiabá) já voltamos para o Z4 e aí tem a última rodada. Hoje o momento estava do nosso lado e por isso quero agradecer ao torcedor que veio, que apoiou. A gente não pode reclamar uma vírgula do torcedor do Bahia. Acredito que essa chama de esperança se mantém acesa muito por conta da presença do nosso torcedor, da maneira que têm nos carregado, que têm embalado o time rumo aos triunfos”, acrescentou Guto Ferreira.
O Bahia volta a campo na próxima quinta (9) diante do Fortaleza, às 21h30, na Arena Castelão, pela 38ª e última rodada do Brasileirão. O time cearense tem 55 pontos e, na quinta colocação, já está garantido na fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Segundo dados do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Tricolor baiano tem 59% de chances de disputar a Série B na temporada de 2022.
Cuiabá x Fortaleza AO VIVO: veja como assistir ao jogo do Brasileirão – https://t.co/Ryd4opihAr pic.twitter.com/3tcDkDVp5A
— Torcedores.com (@Torcedorescom) December 6, 2021

