Palmeiras chega à marca histórica em uso de atletas da base
Na reta final do Brasileirão, Verdão descansa titulares e terá Crias da Academia no elenco para as partidas
Divulgação/Site Oficial do Palmeiras
Contra o Cuiabá, o Palmeiras entrou em campo com um time formado quase que por atletas oriundos de base e o deverá fazer nos jogos restantes do Campeonato Brasileiro. Uma atitude que acabará fazendo com que o clube chegue a uma marca histórica em termos de uso de suas categorias de formação.
Ao todo, em 2021 foram 24 atletas surgidos da base que atuaram no Verdão durante a temporada. A marca ultrapassou, segundo números do Estadão, a estabelecida em 2002, quando 22 jogadores palmeirenses vindos de base jogaram no time principal. Os números contam todas as partidas realizadas no ano (que teve duelos da temporada de 2020 e também a do ano atual)
Os números contam, inclusive, com as Crias da Academia que já são parte integral do time profissional palmeirense, casos de Danilo, Patrick de Paula, Renan, Gabriel Veron, Wesley e Gabriel Menino. Mesmo que muitos destes sejam titulares quase absolutos com Abel Ferreira, por terem origem na base, também entram na contagem do jornal.
[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiIzZmo3QWFGeCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A grande maioria dos atletas ganhou chances nas partidas do Campeonato Paulista. Por causa do calendário apertado entre o fim da temporada 2020 e o começo da temporada 2021, o time titular foi poupado durante várias partidas, em especial da primeira fase, deixando a base atuar na maioria das formações alviverdes durante o estadual.
A tendência se reduziu conforme o ano passou, mas volta à tona após o título da Libertadores. Com a decisão do Palmeiras de dar férias a praticamente todo o time titular, a base voltou a ser a fonte dos atletas que jogarão os compromissos finais do time, iniciando-se com a vitória sobre o Cuiabá, na última terça-feira (30), na Arena Pantanal.
Contra Athletico Paranaense e Ceará, as Crias da Academia também estarão presentes entre os titulares nas duas rodadas finais do Brasileirão. Em 2022, dependendo de como o calendário palmeirense se formatar por causa da presença do time no Mundial de Clubes da Fifa, que ocorre no mesmo período do começo do Paulistão, pode haver novas chances abertas para times formados pela base no estadual.
LEIA TAMBÉM
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato
Deyverson conta detalhes de ‘cena’ com juiz na final da Libertadores: “Achei que tinha sido o Arão”
Galiotte revela quem indicou a contratação de Abel Ferreira ao Palmeiras
Rivaldo aponta condição que pode fazer o Palmeiras vencer o Chelsea no Mundial: “Seria histórico”
Mina? Palmeiras possui outra prioridade para reforçar o elenco em 2022
Ronaldo, Ronaldinho, Seedorf e mais: 10 craques que não conquistaram o título do Brasileirão
Promessa de Leila pode definir futuro de Abel Ferreira no Palmeiras
Pedro no Palmeiras, Rafinha no Atlético-MG e Cano: veja quem deve trocar de clube no Brasil

