Home Futebol Quanto um time perde sem público? Dortmund detalha prejuízos por estádio vazio durante pandemia

Quanto um time perde sem público? Dortmund detalha prejuízos por estádio vazio durante pandemia

Diretor-gerente dos aurinegros explanou valores e revelou se o clube precisou de empréstimos

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
Quanto um time perde sem público? Dortmund detalha prejuízos por estádio vazio durante pandemia

Focke Strangmann/Getty Images

PUBLICIDADE

A pandemia do Coronavírus tem sido um dos grandes desafios da humanidade nos tempos recentes. Tanto que ela reverberou nas mais diversas esferas da sociedade, incluindo uma de suas mais populares expressões: sim, o futebol.

Com a impossibilidade de aglomerações, inviabilizou-se também a presença de público nos estádios (e por um tempo, até a prática do esporte em si). Se não é preciso falar da importância dos torcedores para uma partida futebolística, é necessário comentar o seu impacto econômico na vida dos clubes.

As bilheterias, afinal, são parte fundamental da estrutura econômica dos times, dos mais modestos aos gigantes europeus — o Borussia Dortmund que o diga. Nesta quinta-feira (9), foi lançado o segundo episódio do “BVB 09 Stories – Who We Are”, série documental produzida pelos próprios aurinegros que acompanha o dia a dia do clube alemão. Neste capítulo, o tema era justamente as consequência da pandemia, falada a partir da flexibilização das normas sanitárias, permitindo o retorno dos torcedores aos estádios.

PUBLICIDADE

Uma fala em especial, se destacou: a do diretor-gerente Carsten Cramer. No cargo de 2019, depois de nove anos atuando como diretor de marketing, o dirigente explanou, em detalhes, o tamanho do prejuízo da ausência de público no Signal Iduna Park, a casa do Borussia Dortmund.

Além dos valores, ele explicou de onde vem o lucro com os torcedores nas arquibancadas, respondeu se precisou fazer empréstimos e deu a razão do porque do time ter se mantido “saudável” durante o período mais intenso do isolamento imposto pela pandemia. Confira tudo isso no vídeo abaixo:

LEIA TAMBÉM

Como campeão da Champions League ajuda na evolução de Haaland no Borussia Dortmund

PUBLICIDADE

Bayern de Munique x Borussia Dortmund: Ídolo dos bávaros fala sobre duelo entre Haaland e Lewandowski

Mercado da Bola: Liverpool perto de contratar Bellingham, do Dortmund

Mercado da Bola: Borussia Dortmund mira camisa ‘9’ e define substituto de Haaland

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Globo irá transmitir três jogos AO VIVO hoje (09); veja quais

Libertadores: 42 times já garantiram vaga na edição de 2022; veja detalhes

Palmeiras? Diego Costa, do Atlético, pode ter outro destino no mercado da bola

PUBLICIDADE

Jorge Jesus é alvo de protesto e reage sobre volta ao Flamengo em 2022