Home Futebol Como campeão da Champions League ajuda na evolução de Haaland no Borussia Dortmund

Como campeão da Champions League ajuda na evolução de Haaland no Borussia Dortmund

Craque dos aurinegros é acompanhado de perto por atacante que foi lenda no Bayern de Munique

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Este é o primeiro episódio da segunda temporada do documentário “Who We Are”, produzido pelo Borussia Dortmund. Em parceria com o OneFootball, o Torcedores terá acesso aos dez episódios da série que mostrará o dia a dia de um dos maiores clubes do futebol alemão.

PUBLICIDADE

O norueguês Erling Braut Haaland é, ao mesmo tempo, o presente e o futuro do Borussia Dortmund. Aos 21 anos, ele se consolidou como a principal arma ofensiva do clube alemão, anotando 71 gols em 70 jogos e distribuindo ainda 19 assistência no período.

Com tamanho futebol, o atacante pode muito bem levar os aurinegros a uma grande conquista ou, pelo menos, render aos cofres a bolada de uma transferência histórica, com sua avaliação de mercado, segundo o “Transfermarkt”, de quase R$ 1 bilhão (€ 150 milhões).

PUBLICIDADE

Se Haaland de fato cumprir suas expectativas para o futuro, é (também) porque ele tem uma ajuda, no presente, de um grande jogador do passado. Desde o início da temporada, o norueguês é acompanhado de perto por Alexander Zickler, auxiliar do Borussia e lenda do futebol alemão — e do Bayern de Munique.

O auxiliar “campeão” do Borussia Dortmund

Membro da comissão técnica do técnico Marco Rose — contratado em julho de 2021 para o calendário de 2021-22 do Dortmund —, “Zicko”, como é conhecido, foi atacante dos bávaros entre 1993 e 2005. Lá, foi seis vezes campeão da Bundesliga, outras tantas vezes das copas alemãs e, claro, foi vencedor da Champions League, na edição de 2000-01.

Aposentado em 2011, o auxiliar foi um centroavante completo, com potência física, fundamentos técnicos e mentalidade vencedora. E tem trabalhado de perto com Haaland para passar todos os seus conhecimentos e experiências.

Na série documental “Who We Are”, produzida pelo próprio Borussia Dortmund e que mostra o dia a dia do clube a partir da chegada do técnico Marco Rose, podemos ver, logo no primeiro episódio, diversas (e belas) imagens do jovem norueguês e do experiente alemão fazendo trabalhos à parte de finalização.

PUBLICIDADE

Além disso, podemos olhar de perto a boa relação entre ambos. “Zicko é muito determinado. Ele ganhou a Champions League e eu não, então ele está à minha frente mentalmente, poderíamos dizer”, fala Haaland, em tom de respeito e que mostra mentalidade competitiva do atacante; “Erling ainda é jovem, ele vai longe com seu físico”, responde Zickler, que admitiu ter feito — e ganhado — uma disputa de pênaltis com seu “mentorado”.

A evolução de Haaland com Zickler no Dortmund

Fora o relacionamento amistoso, a dinâmica entre ambos se baseia, claro, nos resultados. Que são aparentes. Desde a chegada da comissão de Marco Rose, Haaland marcou 14 gols e distribuiu 8 assistências em 11 jogos. A média de duas participações diretas em gols por partida, além de impressionante, consegue ser superior a da temporada anterior do norueguês no Borussia Dortmund, quando anotou 41 gols e 14 assistências em 41 jogos (1,3 participações por partida).

Estabelecida a conexão entre ambos, resta ver qual será o resultado final de seu trabalho. A temporada, afinal, só está começando, e os aurinegros ainda têm muito o que alcançar. Até lá, ao menos, você pode acompanhar todos os detalhes do dia a dia do clube, na segunda temporada de “Who We Are”. O primeiro episódio, aliás, você assiste a seguir, na íntegra. Confira!

 

PUBLICIDADE

 

LEIA TAMBÉM

Pai de Haaland confirma lesão mais grave e avisa que atacante do Borussia Dortmund só volta em 2022

Mercado da bola: Juventus, Arsenal, Liverpool, Milan e Borussia Dortmund têm interesse em jogador do Real Madrid

PUBLICIDADE

Barcelona ganha obstáculo para tentar compra de Haaland

Mbappé, Vinicius Jr e Haaland: Real Madrid sonha com ataque dos sonhos em 2022

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Jesus ou Gallardo no Flamengo, Renato Gaúcho em novo clube e mais; o mercado da bola dos técnicos

Atlético-MG há 50 anos e mais: confira os maiores jejuns do Brasileirão

Vampeta projeta fortuna de Renato Gaúcho: “Certeza absoluta”

Tribunal do RJ decide por anular assembleia que elegeu Caboclo na CBF

PUBLICIDADE