Home Lutas Boxeador iraniano é condenado à morte por fazer protestos em seu país em 2019

Boxeador iraniano é condenado à morte por fazer protestos em seu país em 2019

Boxeador será o segundo esportista do Irã a ser morto por participar de protestos

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

O boxeador iraniano Mohammad Javad Vafaei-Sani, de 26 anos de idade, foi condenado à morte no seu país por participar de protestos contra o governo em novembro de 2019, segundo o IHR (Iran Human Rights), organização do Irã.

PUBLICIDADE

A sentença de morte emitida contra Mohammad Javad acontece pouco mais de um ano após a morte do campeão de luta livre Navid Afkari, em setembro de 2020, que também foi condenado por fazer protestos pedindo que o Irã fosse barrado de eventos esportivos.

A jornalista e ativista iraniana Masih Alinejad, bastante popular no país asiático, fez um apelo em sua conta oficial do Twitter para tentar evitar a execução do boxeador.

PUBLICIDADE

“Sentença de morte para outro atleta no Irã pelo crime de protestar. Mohammad Javad, 26, é campeão de boxe. Eles o condenaram à morte por ‘espalhar a corrupção na Terra’. Não conseguimos salvar o lutador iraniano Navid Afkari. Atletas globais podem nos ajudar desta vez”, disse Alinejad.

“Antes de ser executado, Navid Afkari disse: ‘A República Islâmica está procurando um pescoço para amarrar um laço’. Desta vez, Mohammad Javad Vafaei está enfrentando a execução pelo crime de se juntar a protestos em todo o Irã. Nós, iranianos, pedimos aos atletas globais que sejam sua voz”, finalizou a jornalista.

De acordo com o IHR, além dos protestos, o boxeador Mohammad Javad foi condenado à morte por participar de  incêndios criminosos e destruição de prédios do governo.

Babak Paknia, advogado de Javad, confirmou o veredito no Twitter e anunciou planos de apelar ao Supremo Tribunal. Os internautas da rede social pediram às autoridades que salvem sua vida e criaram a hashtag #SaveMohammadJavad (Salvem Mohammad Javad).

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Fórmula 1: Em postagem enigmática, Mercedes indica futuro de Lewis Hamilton

Sensitiva faz previsão importante sobre a vida do atacante Neymar para 2022

Ronaldo sonda Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro

Adeus, Sportv! Comentarista deixa o Grupo Globo para assumir cargo no Botafogo

PUBLICIDADE

São Paulo nunca venceu o Campinense, rival da 1ª fase da Copa do Brasil 2022; confira os duelos

Bruno Nazário é apresentado no Vasco, e revela pedido de Zé Ricardo

Dracena diz que ‘faltou interesse’ de Pablo vir jogar no Santos

Internacional contesta FPF por uso de atacante pelo Palmeiras na Copinha; entenda o caso

PUBLICIDADE