Home Novidades Como vai jogar o Corinthians em 2022? Esquema tático, provável escalação, reforços e mais

Como vai jogar o Corinthians em 2022? Esquema tático, provável escalação, reforços e mais

Após a campanha no Brasileirão em 2021, expectativa é que o Corinthians lute por títulos nesta temporada

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Na próxima semana o Corinthians começará de forma oficial seu ano, ao receber a Ferroviária no dia 25, às 21h, na estreia do Paulistão, na Neo Química Arena. E a Fiel está ansiosa para ver como o Timão irá atuar neste ano.

PUBLICIDADE

Uma das principais mudanças deve ser a entrada de Paulinho no time titular. Sylvinho não acredita que o atleta possa atuar como primeiro volante. Dessa forma, a tendência é que ele jogue mais avançado, com meia. Esse é um dos principais pontos que devem ser vistos na temporada.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJjdkhnS0ZwVSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Provável escalação do Corinthians

Com base nos jogos-treinos e informações apuradas, a tendência é que Sylvinho mantenha a base do time que atuou no segundo semestre de 2021.

Dessa forma um possível time titular deverá ser escalado com: Cássio; Fagner; João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel; Willian, Paulinho, Renato Augusto e Róger Guedes; Jô.

As novidades estão na lateral esquerda, onde Piton pode ganhar a titularidade e as saídas de Du Queiroz e Giuliano do time.

Briga por posição

As chegadas de Paulinho, Robson Bambu e a provável contratação de um centroavante devem fazer com que Sylvinho tenha diversas opções para escalar o time.

PUBLICIDADE

A possibilidade de Lucas Piton entrar no time titular é o primeiro indício disso. Mas a maior disputa deve ser no meio de campo e pelas pontas do ataque do Corinthians.

Por conta disso, é bem provável que time que irá começar o Paulistão seja bem diferente ao longo da temporada.

Desempenho do Corinthians nos jogos-treinos

O Corinthians realizou dois jogos treinos antes da temporada começar. No primeiro confronto, contra a Inter de Limeira Sylvinho não pode contar com Willian, Renato Augusto e Jô no primeiro duelo. Por conta dos desfalques, ele armou o time titular com Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel, Paulinho e Giuliano; Gabriel Pereira, Mantuan e Róger Guedes.

No segundo tempo ele mudou todo o time, escalando Matheus Donelli; João Pedro, Raul Gustavo, Bruno Mello e Fábio Santos; Cantillo, Du Queiroz e Xavier; Gustavo Mosquito, Luan e Adson.

PUBLICIDADE

O placar desse duelo foi de 1 x 0, com gol de Du Queiroz, após um primeiro tempo com gol anulado de Paulinho e boas chances criadas por João Victor e Mantuan.

Contra o Audax o resultado também foi de vitória, pelo placar de 2 x 1, com Róger Guedes e novamente Du Queiroz balançando as redes, com Gabriel marcando contra.

Neste duelo Sylvinho começou com mudanças, sacando Paulinho e Gabriel Pereira para as entradas de Renato Augusto e Willian. O time jogou a primeira parte do jogo-treino com: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel, Giuliano, Renato Augusto; Willian, Mantuan e Róger Guedes.

No início do segundo tempo o treinador sacou Renato e Willian para as entradas de Mosquito e GP. Cantillo também foi utilizado, substituindo Gabriel.

PUBLICIDADE

Na terceira etapa o time utilizado foi: Matheus Donelli; João Pedro, Xavier, Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo, Paulinho e Du Queiroz; Gabriel Pereira, Luan e Gustavo Silva. Por fim, entraram no time Carlos Miguel, Bruno Melo, Adson e Jô.

Rodízio no elenco

Com quatro competições na temporada (Paulistão, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão) é praticamente certo que Sylvinho tenha que fazer mudanças forçadas ao longo do ano. Principalmente por conta da idade e condições físicas do elenco.

Por conta disso, as opções de elenco citadas acima podem fazer muita diferença para manter o time competitivo em mais de uma frente.

Possíveis mudanças e quem ganha espaço no time

Algo que muitos torcedores esperam é que Sylvinho traga alternativas táticas. E caso isso aconteça, alguns nomes podem ganhar espaço entre os titulares.

PUBLICIDADE

Além disso, é bem provável que o Campeonato Paulista sirva para testes para definir o time-base para a temporada. Com isso, nomes como Lucas Piton e Du Queiroz podem cavar lugar no time titular. Outro nome que pode se destacar é de Gustavo Mantuan, que pelo menos neste começo de temporada vem sendo testado por Sylvinho.

Por fim, quando todos os jogadores estiverem a disposição até mesmo a disputa por vaga no banco de reservas poderá ser intensa.

Reforços do Corinthians

Por hora, o clube confirmou as chegadas de Paulinho (na reta final de 2021), Robson Bambu e Bruno Melo. Ivan, goleiro da Ponte Preta, pode chegar nos próximos dias enquanto existe a indefinição sobre o centroavante, com Diego Costa sendo o nome mais especulado nos últimos dias.

Por outro lado, alguns jogadores deixaram o time neste começo de ano. Neste link do Torcedores.com você pode acompanhar as principais negociações do Timão até o momento.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CBF ‘ignora’ Covid-19 e terá Mineirão lotado para jogo da Seleção Brasileira nas Eliminatórias
Nikão é oficializado como o novo camisa 10 do São Paulo
Provável escalação, mudança no sistema e mais: veja como vai jogar o Palmeiras em 2022
Luxemburgo abre o jogo sobre saída do Cruzeiro e detona SAF
Técnico campeão olímpico recusa oferta para assumir o Corinthians
Como acompanhar o Corinthians no Youtube nos jogos do Paulistão?
Ex-Corinthians, meia Chiquinho celebra boa fase nos Emirados Árabes e marca de 13 vitórias seguidas
Mercado da Bola: Corinthians anuncia contratação de Robson Bambu