Home Mercado da Bola Ex-técnico do Barcelona, Frank Riijkaard é oferecido ao Atlético-MG; diretoria descarta

Ex-técnico do Barcelona, Frank Riijkaard é oferecido ao Atlético-MG; diretoria descarta

Frank Riijkaard foi técnico de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona entre 2003 e 2008

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Sem treinador desde dezembro, quando Cuca pediu demissão, o Atlético-MG segue em busca de um comandante para 2022.  Além de procurar um novo técnico, vários outros nomes são sugeridos ao clube por empresários, representantes e intermediários do mercado da bola.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que um nome completamente “aleatório” chamou a atenção da diretoria atleticana: o holandês Frank Riijkaard foi oferecido, mas descartado imediatamente pelo conselho gestor alvinegro.

Ainda segundo apurou a reportagem, a responsável pela indicação do treinador foi a SEG Sports. Além de Frank Riijkaard, a empresa de marketing esportivo agencia a carreira do espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e de outros 20 técnicos europeus.

PUBLICIDADE

No entanto, neste momento, o Atlético-MG não parece disposto a apostar tão alto na contratação de um técnico estrangeiro com pouca rodagem no futebol. Dessa forma, segue a linha de tentar acertar a chegada de um português. A bola da vez é Vítor Pereira, ex-Porto.

O último estrangeiro que passou pela Cidade do Galo foi o argentino Jorge Sampaoli, que apesar dos bons resultados não conseguiu conduzir o time ao título do Campeonato Brasileiro de 2020. Posteriormente, o argentino acertou com o Olympique de Marselha, da França.

Já Frank Riijkaard, de 59 anos, tem uma carreira marcada por passagens em clubes como Sparta Roterdã, Barcelona e Galatasaray. Além disso, comandou algumas seleções, inclusive a Holanda entre 1998 e 2000 e, a Arábia Saudita entre 2012 e 2013.

Apesar disso, a carreira do holandês está estagnada. Frank Riijkaard está na “fila do desemprego” há nove anos. E desde então seu nome vem sendo especulado em países como Catar, Emirados Árabes, China e Coréia do Sul. Ou seja, são mercados pouco atrativos para ele.

PUBLICIDADE

A carreira de Frank Riijkaard

Ex-jogador de Ajax, Real Zaragoza e Milan, Frank Riijkaard iniciou a carreira de treinador após fazer estágio no Milan em 1997. Mas viveu o auge da carreira comandando o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Lionel Messi, Deco e cia, entre 2003 e 2008.

Nesse ínterim, conquistou a Liga dos Campeões da Europa (2005/2006), o Campeonato Espanhol (2004/2005 e 2005/2006) e a Supercopa da Espanha (2005/2006 e 2006/2007). E foi eleito o melhor técnico do futebol europeu na temporada 2005/2006.

LEIA MAIS: 

Atlético-MG exigiu cláusula anti-rivais para negociar Junior Alonso com o Krasnodar; saiba os clubes “negativados” 

Reunião entre empresário de Godín e Cagliari pode definir futuro do jogador, que está na mira do Atlético-MG  

Atlético-MG busca informações sobre zagueiro Felipe, do Atlético de Madrid, que pode assinar pré-contrato 

Na mira do Atlético-MG, Diego Godín pede para deixar o Cagliari; e clube negocia rescisão amigável  

Jornalista ironiza “piada” de Paulo Sousa sobre grandeza do Flamengo 

Clubes da Série C pedem reivindicação para competição com 38 rodadas 

Jornalista detona Carvalhal e diz que técnico não tem currículo para dirigir o Atlético 

Gabigol? Fred? Romário diz se existe atleta com sua qualidade no Brasil