Home Automobilismo F1: Como ausência de Niki Lauda fez ‘piorar clima’ entre Mercedes e Red Bull

F1: Como ausência de Niki Lauda fez ‘piorar clima’ entre Mercedes e Red Bull

Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, revelou importância do tricampeão da Fórmula 1, que faleceu em 2019, aos 70 anos de idade

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

A temporada de 2021 da F1 intensificou a rivalidade entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, mas, da mesma forma, também exaltou os ânimos entre Mercedes e Red Bull. Lado a lado nas corridas, ambas as equipes trocaram acusações e críticas ao longo de todo o ano, travando uma verdadeira batalha nos bastidores da categoria.

PUBLICIDADE

Entretanto, para Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, a simples presença de um lendário piloto no ambiente das corridas poderia ter apaziguado os ânimos — ao menos fora das pistas. Trata-se de Niki Lauda, tricampeão da F1 nos anos de 1975, 1977 e 1984.

Niki Lauda entre Mercedes e Red Bull

Lauda trabalhava na Mercedes desde 2012, onde se tornou presidente não executivo, além de ser uma espécie de conselheiro para Toto Wolff, chefe da equipe alemã. Contudo, o ex-piloto austríaco também era grande amigo do compatriota e consultor da Red Bull.

PUBLICIDADE

Embora rivais nas pistas, ele e Marko cotumavam tomar café juntos no paddock. Niki Lauda, contudo, faleceu em 20 de maio de 2019, aos 70 anos de idade. Uma perda que o

“Acho que não teria se intensificado tanto [os conflitos entre ambas as equipes]. Especialmente quando a escalada entre nós e a Mercedes estava em ebulição. Gostaria que Niki estivesse lá”, revelou Helmut Marko, em entrevista ao veículo austríaco ServusTV.

O consultor ainda admite que, talvez, em 2021, ele e Niki Lauda se tornassem ‘um pouco mais violentos’ devido às batalhas travadas por Mercedes e RBR nas pistas. Isso porque, segundo o ex-piloto, Lauda odiava perder. Contudo, ele conclui que, certamente, ‘teria suportado a situação com mais compostura’, caso o amigo estivesse presente.

No fim, a Red Bull levou a melhor entre os pilotos, com o título de Max Verstappen. A Mercedes, da mesma forma, também tem o que comemorar, já que assegurou, em 2021, o oitavo título seguido entre os construtores.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Fórmula 1: Toto Wolff revela momento em que cogitou deixar a Mercedes

Turco se torna primeiro piloto da ‘F1 eSports’ a chegar na Fórmula 2

Fórmula 1: Quem lembra? Site lista as 10 PIORES equipes da década de 1990

F1: Alonso revela quais pilotos o ‘fizeram ligar a TV’ durante pausa na carreira

PUBLICIDADE

Comentarista critica técnico do Atlético-MG: “Parece que foi o que sobrou”

Flamengo faz economia milionária com saída de Kenedy e quer usar valor com Soteldo

Marinho no Inter, Quintero e xerife no Flamengo, destino de Soteldo: as últimas do mercado da bola

Boca Juniors tenta acordo para liberar Cristián Pavón para o Atlético-MG

PUBLICIDADE