Home Futebol Gauchão 2022: Escalações, favoritos, informações e onde assistir

Gauchão 2022: Escalações, favoritos, informações e onde assistir

Gauchão chega com tudo nesta temporada onde Internacional e Grêmio poderão ser surpreendidos por outras equipes que prometem incomodar mais

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
PUBLICIDADE

O último dos grandes estaduais do Brasil será iniciado nesta quarta-feira (26) com a disputa da primeira rodada do Campeonato Gaúcho, o popular Gauchão.

O Grêmio deixou claro que utilizará a competição como laboratório buscando maior preparação para a Série B, então o grande favorito é o Internacional que entrará firme na briga pelo título que não vence desde 2016.

Para deixar você por dentro de tudo do Gauchão, o Torcedores.com preparou este especial para você.

PUBLICIDADE

 

Quando começa o Gauchão 2022?

O Gauchão 2022 será iniciado nesta quarta-feira, a partir das 16h pelo horário de Brasília com o duelo entre Juventude e Internacional, com transmissão nacional através do canal SporTV.

Ainda nesta quarta-feira serão disputados os seguintes jogos: União Frederiquense x Novo Hamburgo (16:00), Grêmio x Caxias (19:00) e Aimoré x Brasil (21:30). Na quinta-feira, fecham a primeira rodada Ypiranga x São Luiz (19:00) e São José x Guarany (21:30).

 

PUBLICIDADE

Quais os times que disputam o Gauchão 2022

  • AIMORÉ

Consolidado na elite do futebol gaúcho, o Aimoré buscará em 2022 uma missão de conseguir ao menos se classificar às semifinais. Na temporada passada, foi eliminado na primeira fase da Série D.

Lacerda foi mantido como técnico, mas 13 jogadores foram anunciados para a reformulação do elenco com os destaques para os atacantes Sassá, Wésley Pacheco e Luís Soares, além do goleiro Fabian Volpi.

Escalação: Fabian Volpi; Bruno Ferreira, Jean, Natã e Raphael Soares; Paulinho Dias, Carlos Alberto e Marcelinho; Sassá, Luís Soares e Lucas Silva.

  • BRASIL-RS

Depois de ter sido rebaixado para a Série C do Brasileirão com péssima campanha na segunda divisão em 2021, o técnico Jerson Testoni foi mantido para tentar começar uma nova caminhada do clube em 2022.

PUBLICIDADE

Para isso, a pré-temporada foi iniciada ainda em meados de dezembro e o elenco foi praticamente todo reformulado, com a chegada do zagueiro Rafael Castro, do meia Marllon e dos atacantes Bruno Paulo e Joanderson como principais novidades.

Escalação: Marcelo; Marcelinho, Fernando, Helerson e Henrique Ávila; Juliano Pacheco, Gabriel Araújo, Karl e Marllon; Joanderson e Thiago Santos.

  • CAXIAS

Sempre um dos favoritos ao título, o Caxias tentará mais uma vez chegar à fase final do Campeonato Gaúcho depois de uma temporada 2021 onde bateu na trave para o acesso à Série A do Brasileirão.

Por causa das limitações financeiras, o elenco foi modificado e o técnico Rogério Zimmermann assumiu no lugar de Rafael Lacerda. Como destaque dentre tantas contratações está o nome do volante Amaral, além do atacante Batista.

PUBLICIDADE

Escalação: Marcelo Pitol; Marcelo, Thiago Salles, Erik e Rennan; Amaral, David Lopes e Diogo Sodré; Matheusinho, Gustavo e Giovane Gomez.

  • GRÊMIO

A temporada 2021 do Grêmio acabou sendo trágica em diversos aspectos, sendo o principal deles o rebaixamento para a segunda divisão do Brasileirão. No entanto, o tricolor preparou um planejamento especial para o Gauchão.

Com isso, o técnico Cesar Lopes assumirá as primeiras rodadas do torneio com a utilização da Equipe de Transição, com os jogadores sub-23, enquanto a equipe titular de Vagner Mancini segue em pré-temporada.

Elias Manoel é visto como a principal esperança da base gremista neste ano. Com apenas 20 anos, o atacante deve ser aproveitado na equipe principal.

PUBLICIDADE

Escalação (equipe de transição): Felipe Scheibig; Felipe Albuquerque, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes; Jonatha Varela, Bitello, Vini Paulista, Pedro Lucas e Rildo; Elias Manoel.

 

  • GUARANY

Um dos clubes mais tradicionais do futebol gaúcho, o Guarany retorna à elite depois de 13 anos afastado do Gauchão após o vice-campeonato da Divisão de Acesso em 2021.

Por isso, o objetivo principal é evitar um novo rebaixamento e por isso manteve o técnico Badico, que terá novos 17 atletas para o estadual deste ano incluindo nomes experientes como Juninho Tardeli (meia), Léo Kanu (zageurio) e o atacante Marcos Paulo.

PUBLICIDADE

Escalação: Rafael Copetti; Wesley, Leo Kanu, Diego Rocha e Roger Bastos; Lucas Hulk, Rafael Carrilho e Juninho Tardelli; Gustavo Sapeka, Jarro e Marcos Paulo.

  • INTERNACIONAL

Depois de ter falhado em conseguir uma vaga na próxima Libertadores, o Internacional começa 2022 de modo cauteloso tentando buscar o acerto do elenco para alcançar voos maiores.

Desde 2016 a equipe não conquista o Gauchão e por isso o presidente Alessandro Barcellos colocou a conquista do estadual como um dos principais objetivos da temporada, diferentemente de seu grande rival.

O comando técnico da equipe terá novidade com a chegada do argentino Alexander Cacique Medina. Os reforços que chegaram são: Liziero (meia), Davis (atacante) e Wesley Moraes (centroavante), além de D’Alessandro que chegou apenas para o Gauchão.

PUBLICIDADE

Escalação: Daniel; Heitor, Bruno Méndez, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenílson, Boschilia, Taison e Gustavo Maia; Yuri Alberto (ou Wesley Moraes).

  • JUVENTUDE

Depois de ter garantido a permanência na Série A do Brasileirão na última rodada, o Juventude entra no Gauchão como um dos candidatos ao título, mesmo que a diretoria trate o campeonato como laboratório para a temporada do futebol nacional.

O objetivo no Mercado da Bola era tentar manter boa parte do elenco de 2021, mas vários fatores impediram que jogadores importantes permanecessem, como o jovem Sorriso, do Red Bull Bragantino. O nome de maior impacto que permaneceu foi o zagueiro Rafael Forster, além dos volantes Jadson e Ricardinho e os meias Bruninho e Chico.

Escalação: César; Paulo Henrique, Paulo Miranda, Danilo Boza e William Matheus; Jádson, Darlan e Chico; Sorriso (Capixaba), Guilherme Parede (Bruninho) e Ricardo Bueno.

PUBLICIDADE
  • NOVO HAMBURGO

Buscando um novo título gaúcho que não chega desde 2017, o Novo Hamburgo coloca como prioridade total na atual temporada o retorno às competições nacionais. Para o Gauchão, o objetivo é tentar ficar entre os oito melhores.

Caso consiga atingir essa meta, deve obter pontos necessários para a Série D de 2023. Para isso, foram contratados 12 jogadores, com os destaques para os atacantes Da Silva e Vini Peixoto, além do goleiro Raul.

Escalação: Raul; Léo, Micael, Islan e Lucas Luan (Ednei); Escobar, Felipe Guedes e Héctor Bustamante; Michel Renner, Higor e Da Silva.

  • SÃO LUIZ

O São Luiz conseguiu se consolidar de vez na disputa da elite do Gauchão. Para tentar relembrar os bons tempos, o clube trouxe de volta o técnico Paulo Henrique Marques, com objetivo de ter um calendário nacional na próxima temporada.

PUBLICIDADE

O elenco é praticamente todo inédito, com Taiberson (ex-Inter) e Paulinho Simionatto (ex-Sergipe) como as principais novidades no ataque.

Escalação: Renan Rocha; Lucas Carvalho, Rodrigo Milanez, João Marcus e Márcio Goiano; Régis, Germano e João Vieira; Jean Dias, Juba e Ariel.

 

  • SÃO JOSÉ

Tentando retomar o protagonismo no estadual, o São José quer tentar esquecer a temporada anterior onde ficou brigando contra o rebaixamento no estadual e na Série C para obter melhores resultados.

PUBLICIDADE

Por isso, entrará com tudo no Gauchão pois o estadual é o único método para garantir uma vaga à Copa do Brasil do próximo ano. Quatro jogadores foram contratados: Matheus Cazzetta (zagueiro), Murilo (volante), Guilherme Vieira (voltante) e Cristiano (centroavante).

Escalação: Fábio; Márcio Lima, Pablo, Jadson e Marcelo; Lissandro, Fabiano e Crystopher; Éverton Bala, Mazola e Alessandro Vinícius.

 

  • YPRIANGA

Depois de ter garantido a permanência na Série A do Brasileirão na última rodada, o Juventude entra no Gauchão como um dos candidatos ao título, mesmo que a diretoria trate o campeonato como laboratório para a temporada do futebol nacional.

PUBLICIDADE

Escalação: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bispo e Diego Porfiro; Lorran, Falcão e Luiz Felipe; Erick, Matheusinho e Rodrigo Carioca.

  • UNIÃO FREDERIQUENSE

Retornando para a elite do futebol gaúcho, o União Frederiquense terá como maior objetivo evitar um novo rebaixamento sob comando do técnico Frederico Westphalen.

Na Série A2 da temporada passada, conseguiu uma excelente campanha de 12 vitórias em 20 jogos, com apenas uma derrota. 10 jogadores permaneceram no elenco, mas diversos jogadores chegaram como o atacante Mazinho, ex-Oeste.

Escalação: Luis Cetin; Lessa, Talis, Geninho e Jander; Yuri e Marquinhos; Mazinho, Eliomar e Tony Jr; Anderson Magrão.

PUBLICIDADE

 

Onde assistir ao Gauchão 2022?

Mantendo a tradição dos últimos anos, o Gauchão será transmitido ao vivo na TV Globo (RS), no SporTV e no Premiere.

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE