Seguindo o padrão dos últimos meses, tivemos mais uma vez o Flamengo como líder absoluto de engajamento da torcida nas redes sociais. A equipe rubro-negra fechou o mês de fevereiro na liderança do Twitter entre os clubes brasileiros, com mais de 7 milhões de interações.
Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras aparecem bem atrás, com mais de 3 milhões de interações na plataforma. Já o Cruzeiro fecha o Top-5 Brasil, com pouco mais de 2,4 milhões de interações.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJkZHVhV004NSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira o Top-5 do Twitter – Brasil – clubes – fevereiro/22
📲⚽🇧🇷 Os 5 clubes brasileiros com mais engajamento no #twitter durante fevereiro 2022!
📉 Total interações 🔃💙💬
1.@Flamengo 7,44M
2.@Corinthians 3,64M
3.@Atletico 3,39M
4.@Palmeiras 3,01M
5.@Cruzeiro 2,49M pic.twitter.com/A8FvWVpTNB
— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) March 3, 2022
Força do Flamengo e disputa acirrada entre os rivais
O engajamento do Flamengo impressiona, mas não chega a surpreender. Isso porque o clube carioca vem se destacando nas redes sociais há meses. Inclusive, com os números alcançados em fevereiro, o Rubro-negro apareceu no Top-5 mundial do Twitter.
Já Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras vem se alternando entre as primeiras posições. No caso do Timão, o principal destaque foi relacionado ao Mercado da Bola, em relação ao novo treinador e especulações de reforços.
Em relação ao Atlético-MG, o destaque foi dentro de campo, com a disputa e a conquista da Supercopa do Brasil, frente o Flamengo. Já o Verdão se destacou principalmente pela repercussão da disputa do Mundial de Clubes.
Por fim, chama atenção o fato do Cruzeiro, mesmo na Série B do Brasileirão, se manter entre os clubes brasileiros com maior engajamento. Porém, existe o ‘fator Ronaldo Fenômeno’ que aliado a boa campanha da equipe no Campeonato Mineiro impulsionaram as interações do clube em fevereiro.
Como funciona o ranking?
A Deportes & Finanzas realiza mensalmente esse estudo sobre as interações dos clubes nas redes sociais. Esses números ajudam a entender como as equipes estão trabalhando com seus torcedores na internet e qual o engajamento alcançado.
No caso do Twitter, o levantamento leva em conta todas as interações realizadas nos perfis oficiais. Dessa forma, entram na conta todos os comentários, curtidas e compartilhamentos nas postagens realizadas ao longo do mês.

