O Corinthians segue vivo em três competições em 2022. Na 3ª posição do Brasileirão, a equipe segue na luta também dos títulos da Copa do Brasil e Libertadores da América. E atendendo a pedidos de Vítor Pereira, os dirigentes seguem buscando reforços no Mercado da Bola, Yuri Alberto e Fabián Balbuena já foram anunciados oficialmente e dependem apenas de condição legal para poder entrar em campo.
Mas a confirmação de ambos abre o leque de opções para o treinador alvinegro. Agora ele conta com mais uma opção para a zaga e também um centroavante para atuar como referência ofensiva. Contando também com o retorno de atletas lesionados, ele poderá mudar tanto a defesa como o ataque alvinegro.
O mais provável é que VP siga com a formação tática atual. Com isso, uma escalação possível seria com Cássio; Fagner, Raul Gustavo, Balbuena e Lucas Piton; Maycon, Du Queiroz e Renato Augusto; Adson, Yuri Alberto e Willian.
A formação acima considera alguns jogadores que estão em alta com o treinador. Por isso que Raul Gustavo, Lucas Piton e Adson aparecem, deixando no banco Gil, Fábio Santos e Róger Guedes. Além disso, apesar de estar vários jogos fora do time, Renato Augusto parece ter vantagem em relação ao Giuliano, ainda mais por conta das atuações recentes do camisa 11.
Alternativas táticas
Com as chegadas de Fábian Balbuena e Yuri Alberto, VP pode ter alternativas táticas, tanto para iniciar os jogos, como para mudanças ao longo das partidas.
Algo que já foi visto em alguns jogos é o esquema com três zagueiros. Neste caso é possível imaginar Balbuena como titular, com Raul Gustavo ocupando a segunda vaga. Completando o trio, as opções podem ser Gil, Bruno Méndez, Robert Renan e até mesmo Fábio Santos ou Bruno Melo. Neste caso, o mais provável seria a saída de Adson, com Yuri Alberto e Willian fazendo a dupla de ataque.
Uma outra formação seria um 4-4-2 clássico ou mesmo um 4-3-1-2. No primeiro caso, pensando em melhorar a criação, Vítor Pereira pode armar um meio de campo com dois meias da seguinte forma: Cássio; Fagner, Raul Gustavo, Balbuena e Lucas Piton; Maycon, Du Queiroz, Renato Augusto e Giuliano; Yuri Alberto e Willian.
O outro cenário, abdicando de um trio de ataque, seria fortalecer a marcação no meio de campo, mas sem esquecer da parte ofensiva. Pelos últimos jogos, quem ganharia com isso seria Cantillo. O time então seria Cássio; Fagner, Raul Gustavo, Balbuena e Lucas Piton; Maycon, Du Queiroz, Cantillo e Renato Augusto; Yuri Alberto e Willian
Mais informações do Corinthians
Os dirigentes do Timão seguem atentos ao mercado. Por isso, é possível que Vítor Pereira tenha outras opções para armar o elenco e até mesmo voltar a fazer o rodízio de jogadores na temporada.
Além disso o clube ainda não definiu o futuro de atletas que retornaram de empréstimos, casos de Ramiro, Vital e Léo Natel. Caso eles sejam aprovados pela comissão técnica e não cheguem propostas, existem chances que eles sejam reintegrados.
Um ponto importante é de que nas quartas de final da Libertadores o Corinthians pode fazer até três mudanças. Uma já é certa, que é a entrada de Yuri Alberto. Restam duas vagas e Balbuena não poderá ser inscrito. Isso porque como ele teve seu contrato com o Dínamo suspenso, ele só terá condição de jogo no dia 1º de agosto.
Mas essa situação pode mudar, caso o Timão consiga uma liberação excepcional para inscrever o zagueiro junto à Conmebol.
Que dia, que volta! 🫡🇵🇾
— Corinthians (@Corinthians) July 18, 2022
📸 Rodrigo Coca / Ag. Corinthians #VaiCorinthians pic.twitter.com/aqfVrjrwuS

