Home Futebol Libertadores: onde está elenco do Corinthians que foi campeão em 2012

Libertadores: onde está elenco do Corinthians que foi campeão em 2012

10 anos depois do título inédito, nomes marcantes da campanha do título seguem no Timão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta segunda-feira (4), o Corinthians celebra 10 anos da conquista da Copa Libertadores da América. Com um elenco sem grandes craques na época, o time conquistou o tão sonhado título de forma invicta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cássio, Fábio Santos e Paulinho seguem jogando pelo clube. O goleiro segue firme como titular, enquanto o lateral-esquerdo voltou a subir de produção em 2022 e vem revezando a titularidade com Lucas Piton.

Já Paulinho, que voltou ao clube no ano passado, se lesionou e só deve voltar a jogar em 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Relembre nomes importantes da campanha do título da Libertadores e onde estão atualmente

Goleiros

Cássio, que assumiu a titularidade no gol nas oitavas de final, segue firme no Timão. Além disso, ele se firmou na história do clube e tem tudo para ser o segundo jogador com mais partidas disputadas com a camisa alvinegra.

Júlio César, que começou a campanha como titular, perdeu o posto após falha no Paulistão frente a Ponte Preta e hoje está no Red Bull Bragantino.

Já Danilo Fernandes, que era o reserva imediato de Júlio, mas viu Cássio ganhar a confiança da comissão, defende as cores do Bahia atualmente.

PUBLICIDADE

Laterais-esquerdos

Fábio Santos é outro nome do título que segue no Parque São Jorge. Titular na Libertadores, ele deixou o clube em 2015. Após passagem pelo Cruz Azul e Atlético-MG, o lateral-esquerdo voltou ao Corinthians em 2020.

PUBLICIDADE

Já Ramon, reserva da posição, busca trabalhar como treinador de futebol em breve.

Laterais-direitos

Alessandro por pouco não foi o vilão do Corinthians na Libertadores. Ele esteve envolvido no lance contra o Vasco, nas quartas de final, onde Diego Souza teve ótima chance de abrir o placar, mas Cássio evitou o gol que poderia ter desclassificado o Timão.

Aposentado, ele atua como gerente de futebol do clube.

Já Welder atua no futebol amador no interior de São Paulo

PUBLICIDADE

Zaga

Chicão hoje está aposentado, atuando como comentarista esportivo. Leandro Castán, eleito um dos melhores zagueiros da competição, atualmente está sem clube, após decidir deixar o Guarani.

Paulo André deixou os gramados, mas segue ligado ao futebol, atuando na gestão esportiva.

Marquinhos, atualmente no PSG, e Wallace, no Brusque, completavam a lista de suplentes para a defesa alvinegra.

Volantes

Depois de uma saída conturbada do Corinthians, Ralf seguiu atuando por equipes menores. Atualmente ele defende o Vila Nova. Paulinho, outro titular da campanha do título, retornou recentemente ao Timão, mas lesionado, ele só deve voltar a jogar na próxima temporada.

PUBLICIDADE

Willian Arão, defendendo o Flamengo e Edenilson, no Internacional, são outros jogadores que também fizeram parte do elenco campeão

Meias

Alex hoje segue no Corinthians, mas atuando fora de campo. Ele já foi coordenador da base e atualmente integra a comissão técnica. Danilo, outro nome importante da campanha, voltou ao Timão após se aposentar e hoje é treinador da equipe sub-20.

Luis Ramírez, também conhecido como Cachito Ramírez, atualmente defende o Alianza Lima. Já Douglas se aposentou dos gramados e por hora não exerce função no esporte.

Atacantes

Liedson e Adriano estão aposentados. Emerson Sheik chegou a voltar o clube para atuar como dirigente, mas a passagem foi curta. Atualmente ele trabalha no SBT, onde faz parte da equipe esportiva. Jorge Henrique, peça importante no elenco, está no Camboriú

PUBLICIDADE

Willian hoje defende as cores do Fluminense. Romarinho, herói na Bombonera, segue no futebol árabe, atualmente no Al-Ittihad FC.

Gilsinho defende o São José e Elton defende as cores do Cuiabá.

Treinador do Corinthians

Tite, que foi bancado pela diretoria em 2011, deu a volta por cima e foi o comandante do inédito título em 2012. Em seguida, em 2014 ele tirou um ano sabático, retornando ao Corinthians em 2015, temporada onde ele garantiu mais um Brasileirão para o Timão.

No ano seguinte ele aceitou o convite da CBF para assumir a seleção brasileira, cargo que ocupa até hoje. Atualmente ele se prepara para comandar o Brasil na sua segunda Copa do Mundo consecutiva.

PUBLICIDADE
Better Collective