Nesta segunda-feira (4), a empresa Deportes & Finanzas divulgou o ranking do Facebook referente ao mês de junho. E o Palmeiras terminou como líder geral entre todos os clubes de futebol do continente americano. O Verdão teve quase 4 milhões de interações no último mês na rede social.
Esse desempenho foi bem superior a clubes do Brasil, como Corinthians e Flamengo. O time com desempenho mais próximo foi o Chivas-MEX.
Inclusive, os clubes mexicanos se destacam no Facebook, dividindo o Top-5 com o Verdão e o Timão.
Confira o Top-20 do Facebook – Américas – Junho/22
📲⚽ ¡Los 20 clubes de América con más interacciones en facebook durante junio 2022!💙👍😀😡😢😮😍⤴💬
— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) July 4, 2022
1.@Palmeiras
2.@Chivas
3.@CruzAzul
4.@ClubAmerica
5.@Corinthians
6.@Flamengo
7.@nacionaloficial
8.@SaoPauloFC
9.@RiverPlate
10.@AtlasFC pic.twitter.com/zWToLacTrN
Destaque do Palmeiras e domínio brasileiro no ranking
Apesar do equilíbrio nas primeiras posições, o Top-20 tem o Brasil como destaque, com nove clubes. Esse fato reflete bem como o brasileiro gosta de acompanhar seus clubes no mundo digital. Além disso, chama atenção a liderança do Palmeiras. A torcida do Verdão é uma das mais engajadas na internet. Mas normalmente o clube fica atrás de Flamengo e Corinthians. Isso é natural, afinal os dois times têm as maiores torcidas do Brasil.
Mas a liderança no Facebook mostra que o desempenho dentro de campo pode fazer com que o Verdão possa reverter esse cenário e se estabilizar em outras redes sociais, “incomodando” tanto o Mengão como o Timão.
Logo em seguida, temos destaque para o México, que principalmente no Facebook costuma emplacar números expressivos de audiência.
Por fim, o ranking do mês passado mostra que entre os 10 primeiros temos um domínio Brasil x México, com Atlético Nacional e River Plate como “intrusos”.
Como funciona o ranking do Facebook
O estudo da Deportes & Finanzas visa medir a audiência dos clubes nas principais redes sociais da atualidade. Mas para medir o engajamento, a empresa considera apenas os perfis oficiais dos clubes.
Dessa forma, não entram na contagem acima perfis de torcidas ou contas não oficiais.
Em relação ao Facebook, a métrica é feita da seguinte forma:
- Reações nas postagens
- Compartilhamentos
- Comentários
Falta de ações práticas de Palmeiras, Corinthians e Flamengo
Um ponto que chama atenção é que apesar dos números de audiência nas redes sociais, os clubes brasileiros não traduzem esse engajamento em ações práticas.
As equipes não têm projetos para fidelizar seus torcedores, principalmente de outros estados ou mesmo fora do país. Além disso, também não temos ciências de ações com empresas / parceiros para iniciativas com a torcida.
Conforme é possível ver pelos números do ranking, trata-se de um universo digital significativo. Ou seja, seria possível ampliar as fontes de receitas, seguindo exemplos de clubes da Europa, por exemplo.

