O Cruzeiro já garantiu o acesso à Série A. Quem deu a garantia foi Gilcione Costa, professor de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que disse que a chance do clube mineiro não subir é de uma em cem mil.
“O Cruzeiro, na verdade, a rigor, já subiu. Já está na Série A. Só faltam alguns detalhes”, garantiu o especialista no assunto.
“É claro que existe uma probabilidade matemática dele não subir, mas é menor que uma em cem mil. Então posso dizer que dificilmente ele não vai subir agora, virtualmente ele já está classificado.”
Mesmo se o Cruzeiro perder todos os jogos da Série B daqui para a frente, o clube ainda tem todas as chances possíveis de ter seu retorno à elite confirmada.
“Se o Cruzeiro perder, por exemplo, todos os jogos daqui para frente, ele ainda tem 75% de chance de se classificar”, garantiu o professor. “Então é muita segurança que ele vai ter.”
Rivais da Série B dificilmente conseguiriam aproveitamento tão alto
Segundo o especialista, com 64 pontos uma equipe está 100% na Série A do ano que vem. Com isso, vitórias sobre Criciúma e Operário garantem de vez o retorno do Cruzeiro à elite. Ele ainda relacionou o retorno do clube com a sequência dos times que estão fora do G4.
“O Cruzeiro chegando acima de 63 ou 64 pontos, é 100% de chance que ele vai subir. Porque dificilmente, por melhor que o time do Londrina, do Tombense ou do Sport vá fechar a Série B, eles vão perder pontos. É natural”, apontou Costa.
“É possível um time vencer 11 partidas consecutivas? É possível. Mas ao longo da história do futebol mundial, quais foram as equipes que assim fizeram?”

