O Internacional caiu no Grupo B da Libertadores, em sorteio realizado na noite desta segunda-feira (27). Então, no evento realizado na sede da Conmebol, em Luque no Paraguai, ficou definido que o Colorado enfrentará Nacional-URU, Metropolitanos-VEN e Independiente Medellín-COL.
Nacional e um venezuelano no caminho do Internacional, como em 2006
Dessa forma, a chave em que o Internacional disputará a edição de 2023 guarda certa semelhança com a de 17 anos atrás. Na ocasião, o Colorado venceria a sua primeira Libertadores. Assim, na fase de grupos de 2006, a equipe gaúcha, na época treinada por Abel Braga, também encarou o Nacional. Ambos ainda se cruzariam nas oitavas-de-final da histórica campanha. Aliás, os uruguaios tinham na ocasião um jovem Luís Suárez, que jogou contra os colorados naquela edição.
O tradicional clube de Montevidéu é um antigo adversário do Internacional. Afinal, decidiram a Libertadores de 1980, com vitória do time uruguaio. Posteriormente, além de 2006, as duas equipes se enfrentariam também em 2007 e 2019.
Outra coincidência é a presença de um time venezuelano no grupo e que também começa com a letra “M”. Nesse sentido, o Metropolitano, clube fundado em 2011, estreará na Libertadores e pela primeira vez jogará contra o Internacional.
Já em 2006, o Colorado enfrentou o Maracaibo na fase de grupos. Aliás, a equipe foi a primeira adversária do time gaúcho na vitoriosa campanha de 17 anos atrás. Na estreia, empate em 1 a 1 fora de casa, na Venezuela. Na última rodada, o Internacional goleou o Maracaibo por 4 a 0. O outro time do grupo de 17 anos atrás era o Pumas, do México.
Perda do título gaúcho é outra coincidência
Além disso, naquela já distante temporada, o Internacional também não conseguiu vencer o Campeonato Gaúcho. Em 2006, mesmo com o Grêmio, assim como em 2023, voltando do Brasileirão Série B, o Colorado não conseguiu confirmar o favoritismo. Logo após um empate em 0 a 0 no Olímpico, o Tricolor arrancou um empate de 1 a 1 no Beira-Rio. O gol qualificado proporcionou a taça ao Imortal. No último domingo (26), o Caxias eliminou o Internacional nos pênaltis nas semifinais do Gauchão, na capital gaúcha.
Por fim, os gaúchos reencontrarão o Independiente Medellín-COL. Os colombianos foram adversários na primeira fase da Copa Sul-Americana no ano passado. Assim, o Internacional, que na ocasião tinha Mano Menezes em seus primeiros jogos no comando da equipe, derrotou o adversário por duas vezes: 1 a 0 na Colômbia e 2 a 0 em Porto Alegre.

