O Corinthians segue trabalhando nos bastidores em busca de reforços para a temporada. Mas Duilio Monteiro Alves, presidente do clube, deixou claro que “não irá gastar mais do que pode” para encerrar sua gestão com pelo menos um título.
Além disso, o dirigente reforçou a qualidade do elenco, citando que manteve as principais peças e ainda trouxe reforços para o elenco.
“Eu como presidente não consigo e não vou gastar mais do que posso, mais do que o Corinthians pode para ter título. Se ganhar um título vai ser com esse time, com essa luta, com essa garra, com essa camisa, com a Fiel apoiando. Isso eu prometo, vamos dar a vida.
Mas contratar sem ter condições não vou fazer. Estamos buscando alternativas para melhorar. E principalmente nesse ano o time começou bem e por isso até a cobrança, porque a expectativa cresce e a decepção é maior.
Temos que ter isso muito claro. Não podemos misturar paixão. Logico que quero ser campeão, ganhei muitos títulos como diretor. Como presidente tem que organizar, não deixar jogar tudo fora por conta de cobranças”, afirmou.
Análise do elenco do Corinthians
Duilio concordou sobre a necessidade de ter um reserva para Renato Augusto, mas chegou a ironizar essa questão, pedindo “sugestões” para a imprensa.
“Se possível melhorar vamos contratar. Em relação à reserva do Renato Augusto, se tiverem alguma sugestão de nome que seja viável e tenha condições, liguem para dar esse toque. Mas estamos trabalhando em relação a isso.”
“Você não tinha Fausto Vera, Yuri Alberto, Balbuena (em 2022)… só aí coloquei três, 30% de um time. Chegou o Romero, o Bidu. Naquele jogo da Bombonera tínhamos sete, oito jogadores que seriam titulares e hoje temos hoje aqui 33 atletas no profissional mais os meninos.
Temos grandes zagueiros aqui, não vejo urgência nesse setor. Tudo é baseado em vitória e derrota. Já vi elogios de que não baixa o nível na hora de mudar. Não concordo que o elenco seja curto. Temos grandes jogadores de meio-campo, temos o Yuri Alberto, Romero que chegou esse ano. Começamos uma temporada com um grupo já quase fechado. Diferente do que aconteceu em 2022, quando segurei o Sylvinho e tirei, assumi a culpa. O time melhorou e está evoluindo”
Confira outros trechos da coletiva
Posições carentes no Corinthians
“Um meia seria importante e um centroavante. Temos o Yuri, demoramos anos (para encontrar). Queria aproveitar até parabenizá-lo pela Seleção Brasileira, ele tem idade olímpica. Temos um centroavante de ofício só. Hoje, as carências são essas. Posições difíceis. Biro pode jogar ali, Pedro entrou duas vezes. Muitas vezes, trazemos jogadores formados e não usamos a base. A gente tem uma parte do orçamento que a gente pode reforçar o time.
Sendo muito claro e transparente: um meia de criação, com as características mais próximas do Renato, mas a gente sabe que Maycon, Fausto e Giuliano podem render ali. Então, temos opções aqui dentro. Renato não tem mais de um, é fora de série, não tem substituto à altura, mas estamos procurando. Recebo mensagens, nomes, mas as características não são as mesmas. Meia joga aberto, pela beirada, por dentro, vários tipos.”
Demora para confirmar a chegada de Barletta e planejamento
“Às vezes a gente demora demais no anúncio, mas só fazemos se tiver tudo 100% certo e assinado. Temos essa responsabilidade. Não concordo que o planejamento é ruim. Bola bateu na trave e saiu. Se entra, o planejamento era perfeito.
As coisas vão se resolvendo no seu tempo, na hora certa, com calma. Estamos em um ano eleitoral e faço um apelo aos possíveis candidatos, torcida organizada, torcedores comuns, sócios. Que não atrapalhe o Corinthians, que respeite o futebol, porque temos campeonatos importantes pela frente. Dessa forma também que estamos tratando os contratos.
Foco nas finanças do Corinthians
“Sei da minha responsabilidade. O torcedor apoia o tempo todo. Muitos colocam que vou ser o único presidente que não ganhou títulos. Não tem problema, prefiro ser lembrado daqui 10 anos como um presidente responsável, que colocou governança, contas controladas, salários em dia desde o começo da gestão.”
Deu tudo certo! 🤩
— Corinthians (@Corinthians) March 21, 2023
Chrystian Barletta é do Timão! ✍️
📸 Rodrigo Coca#BemVindoChrystianBarletta#VaiCorinthians pic.twitter.com/DwIkMc4vNy

