Home Futebol Corinthians x Remo: duelo gerou um dos lances mais inusitados da história da Copa do Brasil

Corinthians x Remo: duelo gerou um dos lances mais inusitados da história da Copa do Brasil

Timão enfrentará o Clube do Remo, revivendo o histórico duelo de 1996, em que um gol contra incrível definiu o confronto

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Corinthians e Remo se reencontrarão 27 anos depois, na mesma Copa do Brasil em que ambos proporcionaram um duelo memorável. Em 1996, o confronto entre o Timão e o Leão Azulino gerou fortes emoções até os últimos minutos da partida de volta. Num epílogo até hoje lembrado por muitos, os corintianos acabaram tendo mais sorte do que juízo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Remo vencia por 1 a 0 no Mangueirão, gol marcado pelo lateral-esquerdo Júnior, até os 47 minutos do segundo tempo. Então, aconteceria o lance que marcaria para sempre a carreira do atacante Castor. Durante uma blitz do Corinthians em busca do empate, o jogador emendou um chutaço na grande área, contra o próprio patrimônio. Ele estufaria as redes do goleiro azulino Claudecir. Típico gol contra.

O lance inusitado, o último da partida, decretou a eliminação do Clube do Remo, com o empate em 1 a 1 em Belém do Pará. O jogo de ida, em Sorocaba, terminou sem gols com Edmundo desperdiçando um pênalti. Assim, o Timão passava para as quartas-de-final da edição de 1996 da Copa do Brasil, através do gol qualificado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Silvio Luiz, ao descrever o lance na transmissão ao vivo pelo SBT em rede nacional, narrou assim: “Foi ele: Castor contra. O… quem faz contra, Castor, não é craque”.

Castor se transferiria do Remo para o Grêmio naquele ano

Em entrevista para o UOL em 2017, Castor revelou que o fatídico gol contra emperrou uma transferência certa para o Grêmio naquele período. “Eu estava com tudo certo para ir para o Grêmio. Falaram com o Felipão e o Fábio Koff. Ganharia R$ 9 mil. Tinha acertado tudo, mas infelizmente, com o gol contra, acabei não indo”, lamentou o ex-jogador, hoje com 50 anos.

PUBLICIDADE

Dessa forma, o ex-jogador relatou como foi o pós-jogo. “Entrei no vestiário chorando. Pedi desculpas para o grupo, mas o (Valdemar) Carabina (técnico do Remo) não botou a culpa em mim. Ele botou a culpa em outro jogador, o Zedivan, que perdeu um gol sozinho no jogo em São Paulo”, recordou, para o UOL.

PUBLICIDADE

Logo após a sua passagem pelo Clube do Remo, Castor jogaria no futebol coreano. Também atuou por Iraty, Camaçari, Camaçari, Ypiranga-AP, Sport Belém, entre outros clubes. Encerraria a carreira aos 35 anos.

Better Collective