Nessa semana veio a público mais detalhes envolvendo Cuca e o crime cometido por ele na Suíça em 1987. A principal novidade foi a informação de que o processo afirma que ele cometeu um ato sexual com uma menor de idade. Isso vai de encontra ao que encontro com que o próprio treinador citou em entrevista, afirmando ser inocente e que a vítima não o reconhecia como um dos agressores.
Um fato importante é que durante anos esse assunto não foi debatido da forma como está sendo nos últimos dias, com uma ampla investigação do caso. E isso só aconteceu por toda a recente repercussão envolvendo a condenação de Robinho por estupro na Itália.
Essa situação inclusive impactou na situação de Daniel Alves, que segue preso na Espanha por ter feito sexo sem consentimento com uma mulher em Barcelona.
Os casos possuem pontos em comum, mas contam com diferenças importantes que vamos abordar abaixo.
Cuca, Robinho e Daniel Alves foram condenados?
Os dois primeiros citados foram julgados e condenados na Suíça e Itália, respectivamente. Mas o lateral-direito ainda será julgado. Porém até o Justiça espanhola não determinou a data para esse julgamento. Dessa forma ele segue em prisão preventiva na Espanha desde o dia 20 de janeiro.
Punição de Robinho impactou na prisão de Daniel Alves
Indiretamente a situação do atacante influenciou na decisão da Justiça da Espanha. O Brasil não extradita seus cidadãos. Por conta disso, Cuca não cumpriu a pena na Suíça enquanto Robinho segue livre pelo mesmo motivo.
Pensando nessa situação, Daniel Alves teve sua prisão preventiva decretada. Além disso, o tribunal espanhol rejeitou o pedido de liberdade do atleta.
Vale lembrar que a decisão da juíza vetou até mesmo o pagamento de fiança por parte do atleta.
Crimes parecidos?
Cuca foi condenado a 15 meses de prisão por crimes de coação e ato sexual com menor. No caso de Robinho ele foi condenado por estupro, com uma pena de nove anos..
Por fim, Daniel Alves, que ainda será julgado, responde pelo crime de estupro e pode ser preso por 10 anos de prisão. Mas existe a possibilidade dele ser enquadrado em caso de agressão sexual. Esse fato diminuiria a pena total.
Cuca, Daniel Alves e Robinho podem ser presos?
A Justiça da Suíça julgou e condenou o treinado a 5 meses de prisão. Além disso, a pena teve o pagamento de multa em dinheiro. Mas no seu caso, a pena prescreveu quando o crime completou 15 anos. Dessa forma Cuca não existe a possibilidade dele ser preso
No caso do Robinho a Justiça italiana segue buscando formas de fazê-lo cumprir sua punição. A pena do atacante só deve prescrever em 2029, mas a não ser que ele viaje para a Itália ou para algum país que tenha regras de extradição com os italianos.
Mas existe a possibilidade que o jogador cumpra a pena no Brasil, dependendo de decisão do STJ (Supremo Tribunal Federal), em situação que está em andamento.
Por fim, temos o caso de Daniel Alves. Como ele já está preso de forma preventiva, a situação depende do seu julgamento. Caso a Justiça o considere culpado, ele irá iniciar o cumprimento da sua pena na Espanha.

