Na próxima segunda-feira (24), 23 pilotos irão participar do primeiro teste de iniciantes para o carro de corrida GEN3.
Somente aqueles que nunca tiveram experiência na Fórmula E e que tenham ao menos uma licença internacional grau B terão a oportunidade de participar desse dia, focado em possíveis novos talentos para as principais corridas elétricas.
A ideia é permitir que os pilotos possam mostrar suas habilidades pilotam o modelo atual da categoria.
Chance para novos pilotos na categoria
O último teste aconteceu em 2020 e permitiu o surgimento de diversos pilotos na Fórmula E. Dentre os principais nomes podemos citar Nick Cassidy (Envision Racing), os companheiros de equipe Sacha Fenestraz e Norman Nato (Nissan Formula E Team), Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing). Todos eles estiveram presentes no teste realizado em Marrakesh.
Expectativa para os testes da Fórmula E
Alberto Longo, co-fundador e diretor de campeonatos da Fórmula E, disse:
“A Fórmula E está liderando o caminho no automobilismo para o progresso tecnológico e de inovação, por isso estamos entusiasmados em capturar esse mesmo espírito dinâmico e dar a próxima geração de talentos do automobilismo, uma chance de mostrar o que eles podem fazer no carro de corrida GEN3.
A lista de pilotos participantes é uma lista formada por pilotos empolgantes e com enorme talento em todo o automobilismo, alguns com grandes realizações na carreira. Mal podemos esperar para ver o que eles farão com o volante do GEN3, um carro de corrida na vanguarda de desempenho e inovação.”
Pablo Martino, chefe de assuntos esportivos da FIA, disse:
“Nutrir a próxima geração e desenvolver as estrelas do futuro é um pedra angular do nosso foco na Fórmula E. Estamos trabalhando lado a lado com o campeonato para maximizar as oportunidades para talentos promissores. Um objetivo chave do dia de teste em Berlim e a sessão FP0 em Roma é o de oferecer aos jovens promissores pilotos uma visão do campeonato, e permitir que eles se familiarizem com o inovador carro GEN3 – outro passo significativo em direção ao nosso objetivo de longo prazo de integrar os novatos ainda mais firmemente no coração dos finais de semana das corridas de Fórmula E.”
Porta de entrada para talentos
A Fórmula E é cada vez mais vista como um importante campo de testes para os pilotos mais talentosos. Depois de vencer o título da FIA Fórmula 2 em 2019, Nyck De Vries ingressou na Fórmula E, onde ele imediatamente mostrou sua habilidade de classe mundial para se tornar o Campeão Mundial de Fórmula E de 2020. Atualmente, De Vries corre para a Scuderia AlphaTauri de Fórmula 1.
O atual campeão mundial de Fórmula E Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) combina sua carreira de corrida elétrica com a F1. Além de defender seu título da Fórmula E nesta temporada, Vandoorne é piloto reserva da equipe Aston Martin na F1. Vandoorne se mudou para a Fórmula E após o sucesso no início de sua carreira e por ter conquistado um lugar no Programa para Jovens Pilotos da McLaren.
Mais informações dos testes
Com base no teste de Berlim, outro teste será realizado três meses depois, em Roma, com 30 minutos de duração. A sessão de treinos livres será realizada antes das rodadas 13 e 14 do Rome Hankook EPrix (sábado, 15 de julho e domingo, 16 de julho), para competidores com 18 anos ou mais que nunca correram na Fórmula E. Todas as equipes são obrigadas a correr pelo menos com um piloto nesta sessão.
Pilotos que podem se destacar
Dentre todos os novos talentos que testarão o GEN3, alguns nomes chamam atenção:
- Victor Martins, Nissan Formula E Team
- Felipe Drugovich, Maserati MSG Racing
- Sheldon van der Linde, Jaguar TCS Racing
- Jack Aitken, Envision Racing
- Linus Lundqvist, Avalanche Andretti Formula E
- Daniil Kvyat, NIO 333 Racing
Lista completa de pilotos que participarão dos testes
ABT Cupra: Tim Tramnitz e Adrien Tambay
Avalanche Andretti: Zane Maloney e Linus Lundqvist
DS Penske: Robert Schwartzman e Will Stevens
Envision Racing: Jack Aitken Jonny Edgar
Jaguar TCS Racing: Simon Evans e Sheldon van der Linde
Mahindra Racing: Jordan King, Roberto Merhi e Jehan Daruvala
Maserati MSG Racing: Felipe Drugovich e Hugh Carter
NEOM McLaren: Charlie Westwood e Luke Browning
NIO 333 Racing: Daniil Kvyat e Mikel Azcona
Nissan Fórmula E Team: Luca Ghiotto e Victor Martins
TAG Heuer Porsche: Yefei Ye e David Beckmann

