O futebol brasileiro deverá ter em 2023 a primeira edição da Liga Brasil de Aspirantes. O torneio, focado para equipes sub-23, irá substituir o antigo Brasileirão da categoria, que era organizado pela CBF.
Nessa segunda-feira (24), foi realizado o Congresso Técnico da competição na cidade de São Paulo, com representantes dos seguintes clubes: Azuriz, Bahia, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Goiás, Guarani, Ibrachina, Juventude, Náutico, Paraná , Ponte Preta, Real Brasília, Retrô, FC Ska Brasil, Sport Recife, Vasco e Vila Nova.
O evento serviu para avançar em definições da competição, como modelo de disputa, sede, participantes, datas, regulamento, direitos de transmissão entre outros.
O Torcedores.com esteve presente na reunião e conversou com Gilberto Tavares, Gerente Executivo de Futebol do Ibrachina, que passou detalhes do que foi alinhado na primeira reunião.
Confira as palavras do dirigente sobre a Liga Brasil de Aspirantes
Aumento do número de participantes
“A competição se iniciou com 10 equipes e hoje supreendentemente tinham 24 equipes. Pontuamos várias situações como sede única ou Brasil inteiro. Colocamos em pautas várias questões. Eu, como representante do Ibrachina vejo como uma competição fantástica, nacional, ter a oportunidade de jogar uma competição de tanta grandeza.
Hoje foi decidido a questão de sedes, equipe, campeonato, mas em termos de premiação nada foi definido. Porém pela quantidade de equipes diversos itens ficaram pendentes, teremos uma uma nova reunião”.
Transmissão da Liga Brasil de Aspirantes
“Temos bastante situações de transmissão pela internet e tv aberta. Foi pedido para manter em sigilo, mas temos bastante canais interessados”.
Importância para a o Ibrachina
“Para o Ibrachina é muito importante, porque o que temos de competição nacional é a Copa São Paulo de Juniores. Fora a competição não temos mais torneios nacional. É uma possibilidade de jogar nove, dez jogos, com clubes de camisa. Para nós é algo fantástico. Uma competição super organizada e que se Deus quiser irá durar muito tempo”.
Mais informações sobre a Liga Brasil de Aspirantes
A previsão é que a competição seja disputada no mês de julho. Mas até o momento não foram definidas datas para disputa do torneio.
Conforme foi apurado no Congresso Técnico, mais dois clubes demonstraram interesse em participar da Liga. Porém os nomes não foram divulgados.

