A final brasileira da Copa Conmebol Libertadores de 2021 entre Flamengo e Palmeiras terá arbitragem argentina. E o escolhido para comandar o jogo em Montevidéu, no Uruguai, foi o experiente Néstor Pitana, atualmente com 46 anos de idade.
Apitar partida decisiva não é novidade para o árbitro, que faz parte do quadro da Fifa desde 2010.
Em 2013, Pitana apitou a primeira partida da final da Libertadores entre Olímpia, do Paraguai, e Atlético-MG, que terminou com vitória dos paraguaios por 2 a 0, em Assunção. Na volta, o Galo devolveu o placar e foi campeão nos pênaltis.
O ápice da carreira do árbitro argentino aconteceu em 2018, quando foi designado pela Fifa para ser o juiz da final da Copa do Mundo entre França e Croácia, na Rússia.
Essas foram as duas finais de destaque da carreira de Néstor Pitana.
O árbitro argentino já trabalhou em três jogos do Palmeiras em Libertadores. No ano de 2017, apitou a eliminação diante do Barcelona de Guayaquil; em 2019 trabalhou na queda contra o Grêmio; e neste ano de 2021, foi o juiz de São Paulo 1 x 1 Palmeiras, no Morumbi, na ida das quartas de final.
Pitana também tem jogos do Flamengo no currículo. E polêmicos. Em 2019, nas oitavas de final, apitou um pênalti bastante contestado ao rubro-negro contra o Emelec e que culminou na classificação à próxima fase. Depois, na semifinal contra o Grêmio, trabalhou no jogo de ida e que terminou em 1 a 1, anulando três gols do Fla.
A final entre Flamengo e Palmeiras no próximo sábado (27) será o 57º jogo de Néstor Pitana em Libertadores. No total, ele deu 262 cartões amarelos e sete vermelhos.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela TV ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
LEIA TAMBÉM
Libertadores: 8 astros sul-americanos que nunca jogaram a competição

