Duelo entre São Paulo e Corinthians no Paulistão (Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
No dia 30 de janeiro deste ano o Corinthians foi derrotado pelo São Paulo pelo placar de 2 x 1, em partida que marcou a primeira vitória do rival na Neo Química Arena. Mais de 5 meses depois, a equipe alvinegra ainda busca seu primeiro triunfo em um clássico estadual.
Além disso, o Timão chega para este duelo em momento conturbado na temporada, bem diferente do confronto do Paulistão. Confira o que mudou no time alvinegro desde então, dentro e fora de campo.
Troca de treinador
Mano Menezes acabou sendo demitido no jogo seguinte ao clássico, após derrota por 3 x 1 para o Novorizontino, que culminou em uma sequência negativa de quatro tropeços consecutivos no Paulistão.
Em seu lugar o Corinthians terá António Oliveira, que convive com pressão no cargo por conta de estar próximo da zona de rebaixamento no Brasileirão e com apenas uma vitória no campeonato nacional.
Jogadores que deixaram o Timão
Cássio, titular no clássico em janeiro, rescindiu seu contrato e já foi inclusive apresentado como jogador do Cruzeiro.
Matías Rojas, outro que também iniciou a partida pelo Corinthians, saiu do time paulista e hoje defende o Inter Miami, atuando ao lado de Lionel Messi.
Paulinho, que estava se recuperando de lesão, chegou a fazer algumas partidas na temporada, mas também deixou o clube recentemente.
Estreias e novos jogadores do Corinthians
Depois da derrota para o Tricolor paulista, o Timão teve Rodrigo Garro finalmente estreando com o manto alvinegro no clássico frente o Santos.
Além disso, chegaram ao clube o lateral-direito Matheuzinho, o zagueiro Cacá, o meia Igor Coronado e os atacantes Pedro Raul e Pedro Henrique.
Jovens assumindo protagonismo no time titular
Em relação a equipe que foi derrotada pelo São Paulo, o Corinthians hoje tem como titulares Wesley e Breno Bidon.
Atletas prestes a se despedir do Timão
Carlos Miguel, que assumiu a titularidade do Timão com António Oliveira, tem negociações em andamento com o Nottingham Forest e deverá fechar com o clube inglês em breve.
Já Raul Gustavo, fora dos planos do treinador, deverá ter seu contrato rescindindo e o caminho deverá ser o futebol mexicano.
Base perdendo espaço
No confronto do Paulistão, Mano Menezes colocou em campo jovens atletas como Ryan, Kayke e Arthur Sousa, esse último autor do gol marcado contra o São Paulo. Porém os três perderam espaço no elenco e sequer são relacionados para as partidas.
Saída de patrocinador
Fora de campo o Corinthians vive um momento muito mais conturbado em relação ao que vivia no clássico do fim de janeiro. A VaideBet, que chegou como o maior patrocinador máster do futebol brasileiro, rescindiu seu contrato por conta de uma investigação sobre suposta lavagem de dinheiro com intermediário.
Diretores entregando ou cargo no Corinthians ou sendo desligados
Temos mudanças significativas nos cargos diretivos do Timão. Nomes como Rubão, Wagner Vilaron, Rozallah, Fernando Alba, Yun Kin Lee, entre outros, não fazem mais parte do clube.
Neste ponto fale citar que Fabinho Soldado chegou ao Corinthians para atuar como executivo de futebol e Marcelo Paz foi sondado para atuar como CEO.
Augusto Melo pressionado
Por fim, citamos o momento do presidente do Corinthians. Após o clássico, ele passou por situações conturbadas no clube, perdendo parte da sua popularidade e sendo questionado por parte da torcida, por conta de promessas não cumpridas como venda do naming rights do CT, por exemplo.
Além disso, o Timão corre risco de transferban por atrasos no pagamento de Félix Torres junto ao Santos Laguna, teve problemas com atrasos de salários de funcionários e jogadores.
Dentro do Parque São Jorge, aumentam as chances de um pedido de impeachment de Augusto Melo, principalmente pelas polêmicas recentes.

