Home Futebol Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra: saiba o que é cada competição

Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra: saiba o que é cada competição

Campeonato Inglês é tido como um dos certames mais disputados e de melhor nível técnico no mundo do futebol

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Berço do futebol, a Inglaterra sempre se notabilizou no esporte apesar de ter sido campeã da Copa do Mundo apenas uma vez. Com alto nível de disputa, o futebol britânico está no topo entre as principais ligas do mundo. Destacamos abaixo a história de três competições importantes dentro do país: a Premier League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PREMIER LEAGUE

PUBLICIDADE

O formato com o nome Premier League é vigente na Inglaterra desde a temporada 1992/93. Desde então passou a ser disputada no formato de pontos corridos, tendo sete campeões diferentes neste período e 49 equipes participantes. Inicialmente, o Campeonato Inglês foi disputado por 22 clubes, simbolizando uma renúncia das equipes com a Football League, um rompimento após 104 anos de parceria.

Em 1995, após insistência da Fifa, a Premier League reduziu o número de participantes para 20 clubes. A entidade máxima do futebol ainda tentou reduzir o certame para 18 integrantes, como fez em alguns países, mas recebeu a negativa dos ingleses, que mantiveram a Premier League no seu formato.

MAIOR CAMPEÃO: Manchester United

ÚLTIMO CAMPEÃO: Liverpool

PUBLICIDADE

COPA DA INGLATERRA

Nenhum outro torneio de futebol no mundo é mais antigo do que a Copa da Inglaterra, também conhecida como FA Cup. Disputada no sistema mata-mata, a competição é classificada como a segunda maior do país, atrás somente da Premier League. Democrática, ela reúne times de várias divisões, possibilitando assim as chamadas “zebras”, onde grandes tropeçam para times desconhecidos no cenário nacional.

A primeira edição do torneio foi disputada na temporada 1871/72 tendo o Wanderers FC como campeão. Na temporada 2008/09, a FA Cup contou com um número recorde de 761 participantes.

MAIOR CAMPEÃO: Arsenal – 13 títulos

PUBLICIDADE

ÚLTIMO CAMPEÃO: Manchester City

SUPERCOPA DA INGLATERRA

Apesar de não ter o grande prestígio se comparada com outras competições no país, a Supercopa da Inglaterra possui uma vasta tradição sendo disputada há mais de 100 anos. O modelo atual existe desde 1908, com o nome de Charity Shield. Em 2001, o torneio passou a ser chamado de Community Shield – fazendo menção às origens beneficentes.

Ainda com nome de Sheffiff of London Shield, a Supercopa foi disputada pela primeira vez em 1898, quando o então xerife de Londres, Thomas Dewar, resolveu promover uma partida amistosa entre o melhor time profissional do país contra o melhor amador. A renda do embate foi revertida para organizações da capital, enquanto o campeão receberia um enorme troféu de prata.

PUBLICIDADE

Anos mais mais tarde, – 1908 – quando os clubes amadores resolveram criar a sua própria federação, a Charity Shield original deixou de existir, dando espaço para a criação de uma nova competição, que perdura até os dias atuais. Em 2002, por questões burocráticas, a a Supercopa passou a se chamar Community Shield.

Atualmente, toda a renda envolvida na partida é distribuída entre os 124 times que disputam a primeira fase da Copa da Inglaterra, e estes decidem quais projetos e instituições de caridade vão ajudar.

MAIOR CAMPEÃO: Manchester United – 21 títulos

ÚLTIMO CAMPEÃO: Manchester City

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: