Home Torcedoras Botafogo encerra atividades do time sub-18 de futebol feminino; equipe principal corre riscos

Botafogo encerra atividades do time sub-18 de futebol feminino; equipe principal corre riscos

Sem dinheiro em caixa, diretoria do Botafogo cortou custos no departamento de futebol feminino

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Botafogo anunciou nesta quarta-feira o fim das atividades do futebol feminino. As atletas foram pegas de surpresa com a decisão da diretoria. Desse modo, 30 profissionais entre jogadoras e integrantes da comissão técnica ficaram desempregadas.

PUBLICIDADE

Como a equipe não tinha um calendário definido para esta temporada, a diretoria optou pelo corte de custos. Contudo as meninas continuarão treinando no CT da Reduc, em Duque de Caxias, mas sem o incentivo e a chancela alvinegra.

O Torcedores.com apurou que a falta de investidores e apoio de empresas foram fundamentais para o encerramento do projeto. Atualmente, o clube passa por uma grande reestruturação financeira e a prioridade nesse momento é a Série B do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

O fim do futebol feminino acontece poucos dias após o clube demitir mais de 90 funcionários. Em seu último balanço, o Botafogo divulgou o crescimento de sua dívida, que ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão. Em contrapartida, a arrecadação foi de R$ 151 milhões em 2020.

Essa desorganização foi crucial para colocar um ponto final no projeto alvinegro. Uma situação inadmissível, que abreviou o sonho daquelas que desejavam seguir carreira no esporte. Mais um triste capítulo na história do futebol brasileiro.

Equipe principal também corre riscos

O Botafogo planeja um novo corte de despesas na sequência da temporada. De acordo com dirigentes ouvidos pelo Torcedores.com, a categoria principal também corre riscos de ser encerrada no final do ano.

Segundo fontes consultadas pela reportagem, a equipe só será desativada no caso de insucesso dos homes na Série B do Campeonato Brasileiro. Afinal, a CBF exige que os times da elite nacional tenham equipes femininas para ajudar no desenvolvimento da modalidade.

PUBLICIDADE

Caso o Botafogo não retorne para a primeira divisão, os dirigentes cogitam a possibilidade de desativar a equipe principal. Neste ano, só para exemplificar, o time não foi desfeito porque as alvinegras têm o calendário preenchido com competições estaduais e nacionais.

LEIA MAIS: 

Famalicão oficializa venda de ex-atacante do Vasco para clube chinês por valor recorde

Kanu, do Botafogo, é oferecido ao Atlético-MG, mas clube descarta a contratação

Botafogo desiste de contratar Anselmo Ramon e deixa caminho aberto para chapecoense renovar com atacante

Botafogo inicia conversas para renovar com Rafael Navarro, no radar de clubes europeus