Eurocopa: Portugal e França se classificam após empate em jogaço
Portugal e França se classificaram para as oitavas de final com empate de 2 a 2 em jogaço disputado em Budapeste, na Hungria
Getty Images/Alex Pantling
Portugal2-2
França UEFA Euro 2020 - 3ª Rodada (Grupo F)
Nesta quarta-feira (23), Portugal e França empataram por 2 a 2 na última rodada do Grupo F da UEFA Euro 2020.
O jogo começou parelho, mas a seleção de Portugal criou mais e foi melhor na primeira etapa com mais chances de perigo. O placar foi aberto por Cristiano Ronaldo, mas a França empatou com Benzema cobrando pênalti antes do intervalo.
Assustando os portugueses, a França virou o jogo com golaço de Benzema e assistência perfeita de Pogba. Mas a seleção portuguesa tentou responder e conseguiu empatar novamente em outro gol de pênalti marcado por Cristiano Ronaldo, que chegou à 109 gols pela seleção portuguesa.
Com o empate, a França terminou o grupo em primeiro lugar. Alemanha se classificou em segundo. Portugal ficou em terceiro e enfrentará a Bélgica nas oitavas de final, enquanto a Hungria foi eliminada.
Primeiro tempo
As duas seleções começaram oferecendo pouco espaço para construção de finalizações bem construídas. Os franceses chegaram primeiro no lançamento para Tolisso logo no início e na saída de Rúben Dias afastando de cabeça o cruzamento de Mbappé para Lucas Hernández.
Cristiano Ronaldo apareceu no jogo a partir dos cinco minutos ao cabecear cruzamento de Renato Sanches vindo pela esquerda, mas o goleiro Hugo Lloris encaixou bem. CR7 também ajudou Portugal defensivamente, como no corte em escanteio cobrando por Mbappé.
Aos poucos, a seleção portuguesa ganhava mais espaço para atacar. Cristiano Ronaldo novamente apareceu bem com Renato Sanchez e a jogada terminou no chute de CR7 com defesa de Lloris. Em seguida, Bernardo Silva carregou pela direita até a linha de fundo e cruzou para CR7 que tentou uma bicicleta, mas acabou errando.
Na melhor jogada francesa do primeiro tempo, Pogba acertou passe com bastante profundidade para Mbappé receber na entrada de área pela esquerda e com liberdade. Na finalização do meia, o goleiro Rui Patrício espalmou e fez uma excelente defesa.
Depois de três finalizações, Portugal abriu o placar em cobrança de pênalti. Na cobrança de falta executada por Moutinho, Danilo Pereira tentou cabecear, mas o goleiro Lloris acabou acertando o jogador português ao tentar afastar. O árbitro assinalou pênalti e Cristiano Ronaldo bateu firme no canto esquerdo, aos 30 minutos.
Os portugueses ainda tiveram chance de ampliar com João Moutinho chutando de canhota após receber pela direita, mas a bola acabou saindo. Na sequência, foi a vez de Diogo Jota ser travado ao chutar na entrada da área, sendo que CR7 estava livre pela esquerda.
A França não conseguiu incomodar a seleção de Portugal, mas conseguiu sair do primeiro tempo com um empate graças ao pênalti marcado pelo árbitro espanhol no contato de Semedo em Mbapppé. Benzema bateu firme ângulo superior direito e marcou, aos 46′ do primeiro tempo.
Segundo tempo
Empolgada com o gol marcado antes do intervalo, a França conseguiu virar o jogo antes mesmo do primeiro minuto do segundo tempo ser concluído.
Em jogadaça construída pela direita, Pogba acertou um excelente passe em profundidade nas costas da marcação achando Benzema entrando na área para chutar cruzado. A bola bateu na trave de Rui Patrício e entrou. O VAR checou o lance e validou o gol.
Com os resultados de momento do Grupo F, a seleção portuguesa estava sendo eliminada com a última colocação. Por isso, logo após a virada, foi a vez de Portugal tentar rapidamente buscar o gol. Guerreiro cruzou do lado esquerdo em jogada de velocidade e Cristiano Ronaldo testou firme, mas jogou para fora.
Porém, logo aos 12 minutos do segundo tempo, Mateu Lahoz marcou outro pênalti, desta vez a favor de Portugal. CR7 apareceu na esquerda e cruzou, mas a bola resvalou no braço de Koundé dentro da grande área. Cristiano Ronaldo cobrou e novamente venceu Lloris batendo no canto direito.
Enquanto a seleção de Portugal ainda tentava crescer no jogo, a França chegou com bastante perigo e quase marcou o terceiro aos 24′, mas o goleiro Rui Patrício fez duas defesas seguidas e evitou que Portugal sofresse o que seria o gol da eliminação.
Nos minutos finais, Portugal passou a trocar mais passes pelo meio-campo, principalmente depois que a Alemanha fez o gol de empate contra a Hungria (2-2) em Munique, aos 36 minutos do segundo tempo, resultado que deixava apenas os húngaros fora da próxima fase.
Já nos acréscimos, Coman tentou entrar pela esquerda e disputou espaço com Bruno Fernandes. Houve reclamação de pênalti, mas o jogo prosseguiu normalmente até o fim.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 2-2 FRANÇA
Data: 23/06/2021, 16:00
Estádio: Ferenc Puskas
Árbitro: Antonio Mateu (Espanha)
Gols: 1T 31′ Cristiano Ronaldo (Portugal); 1T 45′ Benzema (França); 2T 2′ Benzema (França); 2T 15′ Cristiano Ronaldo (Portugal)
Substituições – Portugal: João Palinha (Danilo Pereira); Rúben Neves (João Moutinho); Dalot (Semedo); Sérgio Oliveira (R.Sanches)
Substituições – França: Digne (Lucas Hernández); Rabiot (Digne); Coman (Tolisso); Sissoko (Griezmann)
Portugal (4-1-4-1): Rui Patrício; Semedo, Pepe, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; Danilo Pereira; Bernardo Silva, João Moutinho, Renato Sanches, Diogo Jota; Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos
França (4-4-2): Lloris; Koundé, Varane, Kimpembe, Lucas Hernández; Pogba, Kanté; Tolisso, Griezmann, Mbappé; Karim Benzema. Técnico: Didier Deschamps

