Home Esportes Olímpicos Olimpíada de Tóquio: especialista diz que número de casos de Covid-19 está dentro do esperado

Olimpíada de Tóquio: especialista diz que número de casos de Covid-19 está dentro do esperado

Já são mais de 50 casos positivos entre todos os envolvidos, incluindo atletas, comissões técnicas e trabalhadores; especialista do Comitê Olímpico Internacional disse que esperava números até maiores

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Com a abertura da Olimpíada de Tóquio marcada para daqui a menos de um cinco dias (sexta-feira, dia 23), o noticiário tem chamado a atenção pelo número de casos de Covid-19 entre atletas. Na Vila Olímpica, por exemplo, já são três confirmados. No total dos envolvidos nos Jogos, porém, já mais de 50.

Para o COI (Comitê Olímpico Internacional), no entanto, a situação está dentro da normalidade. Em entrevista coletiva dada nesta segunda-feira, Brian McCloskey, presidente do painel médico especialista da organização, afirmou o atual número testes positivos para o Coronavírus é, na verdade, menor do que a expectativa.

“É esperado (o número de casos de Covid-19). Cada camada de “filtragem” (dentro do protocolo de segurança) é uma redução de riscos. Os números que estamos vendo são até menores do que aqueles que estávamos esperando”, explicou McCloskey.

PUBLICIDADE

Ainda que existam atletas entre os casos confirmados, a maior parte é de trabalhadores e voluntários. Até por isso, o médico manteve o tom tranquilizador na entrevista, reafirmando o sucesso da vacinação dos atletas e do protocolo sanitário, em especial o rastreio de contatos, o que seria um grande fator no controle da doença.

Vila Olímpica já teve três casos de Covid-19

O que mais preocupa o COI e os próprio atletas é o fato de casos de Covid-19 terem sido confirmados dentro da Vila Olímpica. Inaugurada na última terça-feira (19), o local já recebeu três atletas que depois testaram positivo para o Coronavírus, dois jogadores de futebol da África do Sul e um de vôlei de praia da República Tcheca.

O trio já está em isolamento e tem direito a duas contraprovas. Caso ambas sejam positivadas, eles estarão, de acordo com o protocolo estabelecido no dia 15 de junho, for a da disputa da Olimpíada de Tóquio.

LEIA MAIS

Olimpíadas de Tóquio: Mais um atleta testa positivo para coronavírus na Vila Olímpica

PUBLICIDADE

Olimpíada de Tóquio: Voo com pranchas atrasa e surfistas ficam sem ter como treinar

Olimpíada de Tóquio: após doping, Brasil tira atleta de lista da disputa

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol masculino

Confira as seleções com maiores chances de medalha de ouro no futebol feminino

PUBLICIDADE