Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: Para especialista, Bolha da Vila Olímpica já está ‘meio furada’

Olimpíadas: Para especialista, Bolha da Vila Olímpica já está ‘meio furada’

Casos de Covid-19 entre atletas que disputam os Jogos de Tóquio-2020 e credenciados começam a surgir

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A promessa do Comitê  Olímpico Internacional (COI) era a de que as Olimpíadas de Tóqui0-2020 não sofressem com os impactos de um surto da Covid-19 na região da capital japonesa. Mas com o começo do surgimento de casos positivos entre atletas, tal promessa pode não ser cumprida.

PUBLICIDADE

E os riscos de um surto se intensificar para dentro ou até fora da Vila Olímpica existem. Para o ex-diretor do Instituto de Saúde da População do King’s College (em Londres), Kenji Shibuya,  a ‘bolha’ que o COI pensou ter montado para garantir que não houvessem contaminações pelo coronavírus pode estar se desfazendo.

“É óbvio que o sistema de bolha já está meio quebrado. Minha preocupação agora é se teremos um foco de infecção dentro da Vila ou em algumas acomodações e se haverão interações com a população local”, declarou Shibuya segundo o Uol Esporte,

PUBLICIDADE

Em declaração recente, o presidente do COI, Thomas Bach, garantiu que haveria ‘risco zero‘ de que houvessem contaminações pela Covid-19 de moradores de Tóquio durante o período das Olimpíadas. Até o momento, já foram detectados 67 casos entre os credenciados para os jogos e no domingo (18) foi anunciado o primeiro teste positivo de um atleta já na Vila Olímpica.

Com Tóquio vivendo em estado de emergência por conta de um aumento de casos da doença, o risco de que a realização dos Jogos Olímpicos espalhe a doença e variantes mais transmissíveis (como a Delta) também foi notado por Shibuya, que citou a falta de testes e de rigidez no controle de circulação de pessoas na Vila como fatores que também devem gerar preocupação.

LEIA MAIS

Jogos Olímpicos de Tóquio: confira todos os locais que vão receber a competição

PUBLICIDADE

Olimpíada de Tóquio: Italo Ferreira e Gabriel Medina fazem primeiro treino no Japão