O atletismo brasileiro vem evoluindo nas provas com barreiras. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, por exemplo, Alison dos Santos conquistou a medalha de bronze na prova dos 400 metros com barreiras.
Além disso, a seleção brasileira terá nada menos do que cinco barreiristas no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que começa a ser disputado na madrugada desta quarta-feira (18) e prossegue até domingo (22) no Estádio Kasarani, em Nairóbi, no Quênia.
Outros dois atletas alcançaram índice de qualificação, mas não puderam integrar a equipe por causa do limite de dois atletas por país por prova.
“As barreiras têm se desenvolvido muito no Brasil nos últimos anos. Tivemos nove atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e uma de nossas medalhas foi conquistada pelo Alison dos Santos, nos 400 m”, disse o treinador Luiz Gustavo Consolino.
“Em Nairóbi temos cinco atletas, e com boas expectativas de participação”, continuou.
Fabrício Júlio Pereira e Rian Pereira Coutinho disputarão a prova dos 110 m com barreiras, enquanto Gabriel Alves dos Santos, os 400 m com barreiras. Já no feminino, Danielle Campigotto e Giovana Corradi participarão dos 100 m com barreiras.
Os outros dois atletas que conseguiram índice, mas ficaram fora da delegação, são Thiago Resende dos Santos e Lays Cristina Rodrigues, nos 110 m e 100 m, respectivamente.
“Fabrício e Rian têm totais condições de avançar de fase e brigar uma vaga na final”, disse Consolino. “Considero bem positiva a evolução das barreiras no cenário brasileiro”, finalizou o treinador Consolino.
Fabrício Pereira, de 19 anos, é campeão brasileiro e sul-americano dos 110 m com barreiras. E ele tem grandes ambições para o Mundial Sub-20.
“A minha meta é realmente melhorar minha marca e bater o recorde brasileiro dos 110 m. Estou bastante entusiasmado por participar de uma competição tão importante como o Mundial e ter o apoio do meu treinador”, disse o atleta, que tem 13.59 (0.6) como recorde pessoal.
Programação brasileira no Quênia
Todos os 19 atletas da delegação brasileira fizeram o treino de reconhecimento no Estádio Kasarani, nesta terça-feira.
No primeiro dia de competição, dois brasileiros disputam as eliminatórias dos 100 m: Izaias Alves Sales e Robson Lins Aguiar, a partir das 4h20 (de Brasília). Quem passar, participa das semifinais, no mesmo dia, a partir das 10h40.
Na tarde desta quarta-feira em Nairóbi, manhã no Brasil, estão previstas também as eliminatórias dos 400 m feminino, com Érica Cavalheiro, e dos 400 m masculino, com Vinicius Galeno.
LEIA TAMBÉM
Paralimpíadas: Craque do futebol de 5 do Brasil, Ricardinho aceita comparação com Neymar
Karen Jonz revela que levou bronca no Sportv por usar o termo “xerecou” ao vivo nas Olimpíadas
Estátua de lutador de sumô está assustando os cavalos no hipismo das Olimpíadas
Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

