Home Torcedoras Brasileirão feminino: como os times trabalharam na parada para as Olimpíadas

Brasileirão feminino: como os times trabalharam na parada para as Olimpíadas

Reforços e saídas de atletas marcaram o período sem jogos do futebol feminino brasileiro

Victor Franco
Colaborador do Torcedores

Após mais de um mês e meio de intervalo, por conta da realização dos Jogos Olímpicos, o Brasileirão Feminino está de volta no próximo sábado (14). No torneio olímpico, o Canadá ficou com o ouro de forma surpreendente, derrotando a Suécia na decisão, nos pênaltis. O Brasil, foi eliminado ainda nas quartas de final, pelo próprio Canadá, e adiou mais um ciclo o sonho da conquista máxima da modalidade.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, os clubes brasileiros se movimentaram no mercado, buscando se reforçar para a disputa das quartas de final do Brasileirão. No sábado (14), Grêmio e Palmeiras se enfrentam no Estádio Vieirão, em Gravataí-RS, às 15:00. No dia seguinte, Ferroviária e Santos medem força na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP. Mais tarde, às 20:00, o Avaí/Kindermann recebe o Corinthians no Estádio da Ressacada, em Florianópolis-SC. Por fim, Internacional e São Paulo jogam no Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, na segunda-feira (16) às 17:00.

 

PUBLICIDADE

Corinthians e Palmeiras 

O Corinthians terminou a fase de classificação na liderança com 38 pontos conquistados, além de ter o 2º melhor ataque (44 gols) e a melhor defesa do torneio (13 gols). Porém, agora, a equipe comandada pelo técnico Arthur Elias não conta mais com a atacante Gabi Nunes. A paulistana era a vice-artilheira do Brasileirão Feminino e, após cinco anos atuando pelo Timão, deixa o clube para jogar no futebol europeu. Além dela, a lateral-direita Paulinha também migrou para a Europa, para jogar pelo Braga.

O Palmeiras, também perdeu sua principal atacante. Bia Zaneratto voltou para o seu clube de origem na China, o Wuhan Xinjiyuan, após o fim do empréstimo com o time alviverde. Apesar do grande desfalque, o Verdão conta com o poder ofensivo do trio Chú Santos, Maria Alves e Ottilia para avançar no torneio.

São Paulo, Santos e a dupla GreNal

O Tricolor Paulista talvez tenha feito a contratação mais impactante dessa parada para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Com sete Olimpíadas no currículo, a volante Formiga volta ao São Paulo após mais de 20 anos. Por outro lado, o Santos manteve o mesmo elenco, com o objetivo de conquistar o bicampeonato do Brasileirão Feminino.

Mais ao sul do Brasil, o Grêmio perdeu a zagueira Janaína Queiroz, que se transferiu para o Famalicão, de Portugal, e não trouxe nenhum reforço. O seu maior rival, o Internacional, apenas dispensou a atacante Luana Grabias, que jogou nove jogos pelo Colorado na temporada. A dupla gaúcha nunca venceu a competição nacional na história.

Ferroviária e Avaí/Kindermann

Por fim, os últimos dois participantes das quartas de final do Brasileirão Feminino são a Ferroviária e o Avaí/Kindermann. O clube paulista, atual campeão da Libertadores, manteve o seu time padrão para a sequência do campeonato, sofrendo baixas apenas das jovens Jamille Oliveira (Bahia) e Thai (Fortaleza).

Já o time catarinense, perdeu a volante Paty Llanos para o futebol europeu, mais especificamente para o Famalicão, de Portugal. A equipe de Florianópolis conta com a experiência da goleira Bárbara e da atacante Laryh para quebrar o jejum e conquistar o Brasileirão Feminino pela primeira vez. O Avaí/Kindermann foi vice-campeão em 2014 e 2020.

PUBLICIDADE

 

LEIA TAMBÉM

Brasileirão Feminino: Confira quais os times foram rebaixados para a Série A2

Grupo Globo adquire direitos do Brasileiro Feminino

PUBLICIDADE

Santos líder, vitória do Corinthians e mais: Tudo sobre a 1ª rodada do Paulistão Feminino

5 jogadores que estão em alta e merecem uma chance na Seleção Brasileira

Mercado da Bola: Atacante volta ao Grêmio, mas tem saída certa para a Europa

Neto revela motivo que pode o tirar da Band: “Eu peço liberação”

PUBLICIDADE

Série B, Bayern, Premier League e muito mais: veja os principais jogos desta sexta-feira (13)

Presidente do Olimpia detona jogador do Flamengo: “deveria ter sido preso”