Home Futebol Ainda dá? Palmeiras tem campanha igual à de 2016 e superior à de 2018 no Brasileirão

Ainda dá? Palmeiras tem campanha igual à de 2016 e superior à de 2018 no Brasileirão

Verdão tem tantos pontos quanto no ano do “enea” e distância menor para o líder do que no “deca”

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O palmeirense que ficou desanimado e desesperançoso após a derrota do seu time para o Cuiabá, por 2 a 0, no último domingo (22), pode ficar um pouco mais tranquilo. Apesar das frustrações, o Palmeiras faz uma campanha que ainda pode render o título do Brasileirão de 2021 — pelo menos se depender do que fez há poucos anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando comparado com os anos dos dois últimos títulos do Campeonato Brasileiro, o desempenho do Verdão na atual edição, que está em sua 17ª rodada, se mostra bastante positivo. A equipe, afinal, está praticamente na mesma situação que estava em 2016, quando foi eneacampeão, e num lugar bem mais avançado do que quando levou o decacampeonato, em 2018.

A atual campanha do Palmeiras no Brasileirão o deixa na segunda posição a dois jogos do fim do primeiro turno. São 32 pontos, somados a partir de 10 vitórias, 2 empates e apesar de 5 derrotas. O número é igualzinho ao do time de Cuca em 2016, que estava na terceira posição, mas com 6 gols a mais de saldo que os atuais 8.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Comparado ao time de Felipão (que estreou justamente na 17ª rodada) de 2018, então, a equipe de Abel Ferreira tem certa folga. Há três anos, o Verdão estava na 6ª posição, com 27 pontos e oito distante do líder São Paulo, com 35 — em 2016, a diferença para o líder Corinthians era só e de 1 ponto.

Se por essa perspectiva a atual campanha do Palmeiras no Brasileirão é positiva, sob o ponto de vista da disputa por liderança, ela é mais complicada. Ainda que a distância de 6 pontos do topo da tabela seja menor que a de 2018, o líder Atlético-MG (curiosamente, de Cuca) é o que mais tem pontos dos três campeonatos em questão, com 38. Será que dá?

Campanha do Palmeiras no Brasileirão 2016 (até 17ª rodada)

  • Posição: 3º
  • Pontos: 32
  • Líder: Corinthians (33 pontos)
  • Vitórias: 10
  • Derrotas: 5
  • Empates: 2
  • Saldo de gols: 14

Campanha do Palmeiras no Brasileirão 2018 (até 17ª rodada)

  • Posição: 6º
  • Pontos: 27
  • Líder: São Paulo (35 pontos)
  • Vitórias: 7
  • Derrotas: 4
  • Empates: 6
  • Saldo de gols: 10

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Museu do Futebol dará brindes a torcedores no aniversário do Palmeiras; entenda

PUBLICIDADE

Palmeiras encaminha saída de meia ‘encostado’ com Abel Ferreira para time da Série B

Pelo Flamengo, Pedro vive o maior jejum de gols de toda a carreira; confira os jogos

Alguma surpresa? Confira os 5 maiores dribladores do futebol brasileiro

Champions League, Série B e mais: veja os jogos e transmissões do futebol hoje (24)

PUBLICIDADE

Memes da 17ª rodada: paz no Corinthians, CuiaBayern e “Dr. Borja”

Atlético-MG: Contratado com fama de artilheiro, Diego Costa tem poucos gols na carreira

Brasileirão: Times da Série A chegam a 25 trocas de técnicos na temporada; veja lista

Better Collective