Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: Veja quem serão os porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura

Paralimpíadas: Veja quem serão os porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura

Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 começam no próximo dia 24 de agosto

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

A CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) divulgou nesta segunda-feira quais serão os atletas porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

Os medalhistas paralímpicos Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, foram os escolhidos para carregar a bandeira brasileira na festa do próximo dia 24, no Estádio Nacional do Japão, às 8h (horário de Brasília).

Ambos conquistaram medalha de ouro na última edição das Paralimpíadas, no Rio 2016, e atuam em duas das modalidades que mais subiram ao pódio pelo país na história dos Jogos.

PUBLICIDADE

Petrúcio Ferreira é velocista da classe T47 (para amputados de braço) e tem diversas conquistas na carreira, como dois ouros no Parapan de Toronto 2015 nos 100m e nos 200m, além do título nos 100m e prata nos 400m e no revezamento 4x100m do Rio 2016.

“Na minha segunda edição de Jogos e já ter essa honra. Fica difícil descrever do tamanho da alegria, representar toda uma nação, todos os atletas, e todo o Movimento Paralímpico e para as pessoas com deficiência. Seria ainda mais legal se tivesse público [no estádio], mas é um privilégio só estar lá com a bandeira do nosso país, fico sem palavras”, afirmou Petrúcio

O atleta sofreu um acidente em uma máquina de moer capim quando tinha dois anos e perdeu parte do braço esquerdo.

Evelyn Oliveira ganhou medalha de ouro nos pares na Copa América 2015, em Montreal, e o ouro no individual e nos pares nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019. No Rio 2016, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de ouro nas duplas mistas na classe BC3, ao lado de Evani Soares e Antonio Leme.

PUBLICIDADE

“Para mim, uma honra muito grande poder representar todos os atletas. Estava no jantar quando fui chamada para receber o convite. Na hora, até pensei que tinha cometido algum erro. Não esperava participar sequer da abertura dos Jogos”, disse Evelyn.

Na Cerimônia de Abertura enxuta, também participarão do desfile pela delegação brasileira a técnica da classe BC4 da bocha e staff de Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do CPB, Alberto Martins.

A delegação brasileira será composta por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 434 pessoas.

O CPB estabeleceu como meta se manter entre as dez principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Karen Jonz revela que levou bronca no Sportv por usar o termo “xerecou” ao vivo nas Olimpíadas

Estátua de lutador de sumô está assustando os cavalos no hipismo das Olimpíadas

Boxeador imita Mike Tyson e tenta morder orelha de rival durante luta nas Olimpíadas; assista

Chinês fatura ouro no levantamento de peso usando uma técnica nunca vista antes

PUBLICIDADE

Crespo de saída, Dani Alves na Espanha e Igor Gomes: o mercado da bola no São Paulo

Flamengo: Renato responde Hernanes sobre polêmica do título de 87

Edílson x Neto, polêmica sobre Romário, morte no futebol, atacante no Flamengo e mais mercado: as notícias do final de semana

Andreas no Flamengo, chapéu por Róger Guedes e Mbappé no Real: os rumores do mercado que vão agitar a semana

PUBLICIDADE