Home Futebol Brasileiro, ex-estagiário na diretoria de clube da La Liga conta como é trabalhar no futebol espanhol

Brasileiro, ex-estagiário na diretoria de clube da La Liga conta como é trabalhar no futebol espanhol

Brasileiro Thiago Rissi estagiou na diretoria comercial do Elche

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Em um mercado ainda restrito para estrangeiros na Europa, o de dirigentes de clubes, um paulistano abriu portas em um clube da La Liga, o Elche. O nome dele é Thiago Rissi de 36 anos.

PUBLICIDADE

Decidido a entrar no meio esportivo, o executivo iniciou, em 2019, seus estudos na área administrativa.

“Como ‘ter medo’ não faz parte da minha personalidade, iniciei o planejamento e parte desse planejamento passou por realizar um Mestrado em Football Business, em uma Universidade Europeia (FBA – Football Business Academy, em parceria com Nova Business School de Lisboa). Através dos contatos e avaliação de perfil, e também pelo fato de que o mestrado oferecia a possibilidade de um estágio, cheguei ao Elche.”, conta Thiago ao Torcedores.

PUBLICIDADE

O período de estágio era, inicialmente, de três meses, mas com a pandemia, o brasileiro conseguiu esticar a experiência para a forma presencial na área comercial do clube da cidade de mesmo nome. Elche está localizada há  quase 350 km de Madri.

“A minha função basicamente era comercial, atrair patrocínios e parceiros para o time, mostrando onde o clube ganharia e as empresas também. Além disso, pelo fato do clube ser relativamente pequeno, acabávamos atuando em outras frentes, auxiliando no que fosse necessário, desde colaboração para mídias sociais até mesmo credenciamento e preparação para os dias de jogos.”, explica.

Um dos principais fatores de se trabalhar dentro do Campeonato Espanhol é ficar a par da organização da liga, quanto a protocolos e regras. “As coisas funcionam. E funcionam bem”, define o executivo.

Apesar de ex-jogadores como Juninho Pernambucano (Lyon), Ronaldo (Valladolid), Leonardo (PSG) e Edu Gaspar (Arsenal) exercerem cargos diretivos nesses clubes, Rissi ainda vê barreiras para profissionais brasileiros.

PUBLICIDADE

“Ainda existe uma grande barreira para a entrada de pessoas que não são locais, não falem o idioma perfeitamente, não viveram a cultura dos clubes, etc. Além disso, o brasileiro sofre um pouco com aquela impressão que falta profissionalismo, do lado administrativo”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Mercado da bola: Barcelona aproxima empréstimo de meio-campista a time turco

Incrível! Veja como funciona o teto retrátil do novo Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid

La Liga – Live reúne torcedores para assistir o dérbi basco

Ronaldo, Neymar e mais: veja os brasileiros com mais gols em ligas europeias

Casagrande critica Neymar: “Não é esse jogador que precisamos para a Copa”

Que pontaria! Brasileirão tem time com 10 gols de fora da área só no 1º turno; veja quem lidera

Galvão critica Neymar, aponta “exagero” e faz comparação com Messi: “Apanha tanto quanto ele”

Ex-repórter da Globo revela treta com Muricy: “Sabia que quase fui demitido?”