Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

“Quem mandou ganhar tudo?”: Flamengo reclama de calendário, mas Palmeiras foi ironizado pela CBF em 2020 pelo mesmo motivo

Além do Brasileirão, o Flamengo ainda disputa as semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Crédito: Rogério Caboclo, presidente da CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A CBF remarcou alguns jogos atrasados do Flamengo no Campeonato Brasileiro e o clube comandado por Renato Portaluppi, que está na briga pelo título com Atlético-MG e Palmeiras, pode ter  quatro jogos em um intervalo de oito ou dez dias. A decisão da entidade brasileira incomodou dirigentes do clube Rubro-Negro, e o vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Dunshee , chegou a falar em “condição de trabalho subre-humana” e prometeu entrar com um pedido para que o calendário seja “corrigido”.

Aniversário CLUBE EXTRA

Clique e veja as melhores promoções!

O vice-presidente de Relações Externas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, também questionou a remarcação das partidas e ironizou. “CBF divulgou datas de jogos agora. 4 jogos em 8 dias. Fora as convocações. Isonomia, não é? Então tá”.

O calendário que está sendo imposto ao Flamengo é semelhante ao que o Palmeiras viveu na temporada de 2020, quando conquistou a Tríplice Coroa, e que durante muito tempo foi alvo de críticas do técnico Abel Ferreira. A reclamação do português, no entanto, virou motivo de deboche para o vice-presidente da CBF, Elias Noveletto, que “culpou” o próprio clube pela situação.

“Vê se o presidente do Palmeiras, se algum dirigente abre mão… Ele não é obrigado a jogar. Ele quer ganhar! Ele pode abrir mão, não é obrigado. Mas não, precisa fazer caixa, ganhar prêmio da CBF, ganhar prêmio de quem patrocina os campeonatos. Vão pagar R$ 60 milhões para o campeão do nacional. Pagaram sei lá, R$ 90 milhões para a Copa do Brasil. A Libertadores é mais 20 milhões de dólares. Então é tudo assim. Eles não são obrigados. Quem mandou eles ganharem? Ganhem só metade, para não ter esse problema”, disse Noveletto em entrevista à Rádio Bandeirantes, em fevereiro.

Na época da declaração, o Palmeiras estava em uma sequência frenética de jogos. Em janeiro, o clube enfrentou o River Plate, pela semifinal da Libertadores, nos dias 5 e 12; entre as partidas, pegou o Sport, no dia 9, pelo Brasileirão. Ainda na disputa do campeonato nacional, enfrentou Grêmio, Corinthians, Flamengo, Ceará e Vasco nos dias 15, 18, 21, 24 e 26, respectivamente. Depois da conquista da Libertadores, no dia 30 de janeiro, encarou o Botafogo no dia 2 de fevereiro e logo após a partida embarcou para a disputa do Mundial de Clubes no Catar, jogando nos dias 7 e 11 de fevereiro.

Rogério Caboclo também ‘minimizou’ o calendário do Palmeiras:

Presidente afastado da CBF, Rogério Caboclo chegou a ‘alfinetar’ o técnico Abel Ferreira durante a cerimônia de premiação do Brasileirão 2020 pelas críticas do comandante português ao calendário do futebol brasileiro. “Se os clubes jogam 80 partidas, significa que os clubes assinaram 80 partidas e a CBF transforma isso em calendário. O calendário não é feito pela CBF e não é o presidente de hoje, é o de ontem, que fez com que o jogador que está aqui, o técnico que está aqui, dispute 80 partidas… Se algum treinador ouviu errado, que agora entenda certo. Não existe calendário irracional feito pela CBF”, analisou.

“Todos dizem ‘o calendário foi apertado, não há folga para os jogadores’. Não há folga em lugar nenhum. Como vamos fazer pra ter folga em meio a uma pandemia?”, completou.

As melhores notícias de esportes, direto para você

 

LEIA TAMBÉM:
Vampeta revela titular do Flamengo que Tite não queria levar para Seleção
Renato Gaúcho aponta times que podem brigar por títulos com o Flamengo
Copa do Brasil: Veja confrontos das semifinais e quando serão os duelos
Irritado, Gabigol leva “pescotapa” de Rafinha, criticado por flamenguistas; assista
Renato Gaúcho avalia classificação do Flamengo contra o Grêmio e ressalta “dia especial”
Torcedores do Flamengo xingam Rafinha e lateral responde “mostrando” títulos pelo clube; assista
Comentaristas projetam final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG e apontam favorito: “Dá mais pinta e tem mais garra”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes