Home Futebol 7 exemplos de clube-empresa que deram certo e são exemplos para “novo rico” do Brasileirão

7 exemplos de clube-empresa que deram certo e são exemplos para “novo rico” do Brasileirão

Uma das notícias da semana foi o acordo de um grupo norte-americano para gerir o América-MG

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

O América-MG está prestes a se tornar um clube-empresa após firmar acordo com o bilionário norte-americano Joseph Dragosa, que vai gerir o futebol do clube e de outros clubes europeus, sendo um de Portugal e outro da Bélgica. O grupo que vai realizar a gestão é o Kapital Football.

Agora o América-MG vai entrar no time de clubes-empresa mundo a fora. Com isso, o Torcedores.com lista abaixo 10 exemplos de clube-empresa que deram certo no futebol:

Red Bull Bragantino 

PUBLICIDADE

O Bragantino foi adquirido pela Red Bull, mudou de nome e hoje em dia é um dos times mais fortes do futebol brasileiro. Exemplo de sucesso no país.

Cuiabá

Outro clube da Série A que é um clube-empresa é o Cuiabá, que é comandado pela Dresch, uma multinacional brasileira da indústria da borracha.

Red Bull Salzburg 

PUBLICIDADE

Outro clube da Red Bull é o Salzburg, que depois de ter sido comprado tem dominado o futebol austríaco e é constante na Liga dos Campeões.

RB Leipzig 

Clube de maior sucesso da Red Bull, o Leipzig já foi vice-campeão alemão, semifinalista da Liga dos Campeões, e hoje em dia é o princupal rival de Borussia Dortmund e Bayern de Munique na Alemanha.

Bayer Leverkusen 

PUBLICIDADE

Case de sucesso na Alemanha, a parceria da Bayer com seu clube é lendária. A empresa farmaceutica detém 100% do clube e conseguiu manter seu nome, o que é proibido no país – vide o RB Leipzig, que não pode se chamar Red Bull Leipzig.

Wolfsburg

Parceria parecida com a do Bayer Leverkusen é a do Wolsfburg com a Volkswagen. A indústria de automóveis é dona de 100% da equipe.

PSV

PUBLICIDADE

Mais uma parceria histórica na Europa, a Philips e o PSV são unha e carne, tanto que o nome do clube é Philips Sport Verening Eindhoven. A marca ainda estampava o uniforme do clube até 2015, mas desde então passou a vender o espaço para outras marcas.

Leia também:

PUBLICIDADE