Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Quem é Edu, atacante ex-Botafogo e Flamengo que é artilheiro da Série B e pegou até pênalti?

Jogador tem brilhado na Série B e tenta evitar rebaixamento de sua equipe

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016, radialista na Paiquerê 91,7.

Crédito: Divulgação / Brusque

Com passagem por gigantes do futebol carioca ainda nas divisões de base, como Vasco, Flamengo e Botafogo, o atacante Edu tem aparecido para o futebol brasileiro apenas nesta temporada, já aos 28 anos, com a camisa do Brusque.

O centroavante é o artilheiro isolado da Série B do Campeonato Brasileiro com 16 gols marcados, mas brilhou mesmo na última sexta-feira (15), quando fez jogo histórico contra o Remo.

O jogador marcou um dos gols da vitória por 3 a 1, perdeu um pênalti, mas teve seu ápice já nos acréscimos, quando o goleiro Ruan Carneiro se lesionou em lance que ele próprio cometeu penalidade máxima. Com isso, o ex-Flamengo e Botafogo foi para o gol, pegou a penalidade de Felipe Gedoz e garantiu a vitória. O resultado foi crucial para o Brusque, que luta contra o rebaixamento.

Edu marcou um gol, perdeu pênalti e defendeu pênalti em vitória do Brusque sobre o Remo por 3 a 1:

A carreira de Edu

O centroavante de 28 anos começou no futebol com a camisa do Vasco da Gama, ainda nas divisões de base. Saiu no sub-17 para defender a Portuguesa, mas logo foi para o Botafogo. Ficou dois anos no clube e saiu para o São Gonçalo. No sub-20 foi contratado pelo Flamengo e ficou por uma temporada, até retornar ao São Gonçalo para se profissionalizar.

Rodou pelo futebol carioca e defendeu clubes como Boavista, Itaboraí, Portuguesa-RJ, até chegar ao Brusque em 2017. Se destacou, mas em 2018 voltou ao Itaboraí. Passou ainda pelo Nova Iguaçu e pelo Atlético Tubarão, de Santa Catarina, antes de voltar ao Brusque em 2020, quando começou a brilhar. Até então, somando as duas passagens, tem 56 jogos disputados e 36 gols marcados.

Leia também:

As melhores notícias de esportes, direto para você