Home Futebol Seis clássicos agitam final de semana do futebol europeu; veja todos

Seis clássicos agitam final de semana do futebol europeu; veja todos

Futebol europeu viverá um final de semana mágico com seis clássicos sendo disputados em quatro ligas: Ligue 1, Premier League, La Liga e Eredivise

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O final de semana do futebol europeu estará recheado demais com um dia histórico: Neste domingo (24) serão realizados seis clássicos espalhados em quatro dos maiores campeonatos de futebol do mundo.

PUBLICIDADE

Futebol Europeu terá seis clássicos

Tudo começa a partir 11h15 pelo horário de Brasília com uma das maiores rivalidades do mundo: El Clásico com Barcelona x Real Madrid em La Liga.

Logo em seguida, a maior rivalidade do futebol holandês entra em campo: o clássico PSV x Ajax. A partir das 12h30, o maior clássico da Inglaterra com Cristiano Ronaldo em campo: Liverpool x Manchester United no Anfield Road.

PUBLICIDADE

Enquanto o primeiro clássico ainda estiver sendo jogado, a bola começará a rolar pelo quarto grande duelo: Roma x Napoli com mais um duro desafio para José Mourinho.

Por fim, dois clássicos fecham o dia espetacular do futebol europeu a partir das 15h45 pelo horário de Brasília: Juventus x Inter de Milão na Itália e simplesmente Olympique de Marselha x PSG na Ligue 1 com Messi, Mbappé e Neymar em campo.


11:15 – Barcelona x Real Madrid
La Liga

Em um dos jogos mais esperados da temporada, o Barcelona entrará em campo sob comando do pressionado Ronald Koeman no Camp Nou com a necessidade da vitória para buscar afirmação em La Liga buscando subir na tabela.

Apesar do campeonato ainda estar no início, uma derrota em casa pode significar a perda de pontos decisivos para a disputa do título, visto que a líder Real Sociedad possui 20 pontos com um jogo a menos e o Atlético de Madrid está com 17 pontos.

PUBLICIDADE

No final de semana, a equipe catalã conseguiu sua primeira vitória na Champions League nesta temporada com Gerard Piqué marcando contra o Dynamo de Kiev, mas a atuação mais uma vez deixou a desejar, sobretudo no primeiro tempo.

Do outro lado, o Real Madrid conseguiu uma resposta convincente ao vencer o Shaktar Donetsk por 5 a 0 fora de casa em jogo com 23 finalizações e 10 chutes no alvo, obtendo 92% aproveitamento dos mais de 700 passes trocados.

Porém, o torcedor está receoso pelo fato da presença de Karim Benzema ser dúvida no confronto após lesão pela Champions. No entanto, Hazard e Carvajal estão confirmados para o clássico.

Transmissão: ESPN Brasil e Star Plus

PUBLICIDADE

11:45 – PSV x Ajax
Eredivise

No duelo mais aguardado da temporada do futebol holandês, os líderes Ajax e PSV medem forças em jogo que vale a liderança da Eredivise no clássico que movimentará a 10ª rodada do campeonato.

O PSV da atual temporada se destaca por conseguir atacar muito bem e criar chances nos lançamentos longos e em cobranças de falta, pelo bom posicionamento de seus jogadores, além de apresentar defesa bem sólida. No entanto, alguns erros individuais já são notáveis e a qualidade da equipe cai diante de adversários com mais recursos técnicos.

No meio de semana por exemplo, acabou sendo derrotado pelo Monaco em casa por 2 a 1 no jogo válido pela UEFA Europa League. Apesar de trocar mais de 500 passes e finalizar 19 vezes, apenas seis chutes foram no alvo e o aproveitamento de passes ficou em 81%.

Enquanto isso, o Ajax segue demonstrando bastante estabilidade com rendimentos em alto nível graças às grandes atuações de David Neres e Sebastien Haller. Desde o retorno da Data Fifa, venceu o Utrech por 2 a 0 e aplicou uma goleada histórica sobre o Borussia Dortmund por 4 a 0 na Champions League.

PUBLICIDADE

Boa parte do favoritismo do Ajax também passa pelo fato de Cody Gapko, uma das maiores promessas do futebol mundial e que faz grande temporada pelo PSV, ser desfalque após lesão no joelho sofrido durante o duelo contra o Monaco.

Transmissão: ESPN e Star Plus


12:30 – Manchester United x Liverpool
Premier League

No maior clássico do futebol inglês e em um dos maiores clássicos do futebol europeu, Manchester United e Liverpool possuem todos os elementos possíveis para fazerem deste o jogo mais intenso e bem jogado do final de semana de clássicos em duelo que será disputado no Old Trafford.

Apesar de atuar em casa e com a presença de Cristiano Ronaldo em campo, os Red Devils seguem sendo vistos como uma incógnita graças ao técnico Ole Gunnar Solskjaer pois as variações ofensivas da equipe são limitadas e a defesa está concedendo muitos gols neste início de temporada.

PUBLICIDADE

Em jogo válido pela Champions League no meio de semana, o Manchester United foi dominado pela Atalanta no primeiro tempo e acabou saindo para os vestiários vaiado por boa parte da torcida, que viu Rashford desperdiçar várias chances com chutes fora do alvo. A situação mudou no segundo tempo com uma equipe mais rápida, dinâmica e fatal. Mas quem decidiu mesmo foi Cristiano Ronaldo, que aproveitou mais um cruzamento na área.

Do outro lado, o Liverpool de Jurgen Klopp está em direção oposta com a confiança conquistada pelo torcedor após grandes atuações neste início de temporada e com Mohamed Salah sendo mais decisivo do que nunca, vivendo possivelmente seu melhor momento da carreira.

No meio de semana, os Reds tiveram pela frente um teste muito duro contra o Atlético de Madrid. Apesar de ter aberto o placar e construído uma vantagem de dois gols em curto espaço de tempo, Klopp viu o Atleti aproveitar os espaços cedidos no último terço do campo (principalmente pela esquerda) para Griezmann marcar dois e empatar. O gol da vitória dos Reds saiu apenas em cobrança de pênalti no segundo tempo.

A maior fragilidade do Liverpool consiste justamente no sistema defensivo não conseguir ser efetivo contra a criação de jogadas perigosas dos adversários. No entanto, os comandados de Klopp apostam na qualidade de ocupação dos espaços e criação de jogadas pelo meio para administrar bem a posse da bola com passes curtos e buscar ser fatal, visto que a equipe deverá ter as principais ações ofensivas.

PUBLICIDADE

Um grande problema no jogo para o Manchester United consiste nas dúvidas de Bruno Fernandes, Fred e Marcus Rashford por suspeitas de lesão. Raphael Varane segue fora, mas Anthony Martial será relacionado. Nos Reds, Curtis Jones deve retornar, mas Thiago Alcântara seguirá fora.

Transmissão: Star Plus


13:00 – Roma x Napoli
Serie A

Em duelo válido pela 9ª rodada do Campeonato Italiano, a Roma terá pela frente um importante desafio pensando em longo prazo pois uma derrota significaria distância acima de dez pontos para a liderança diante de um Napoli imbatível.

Os comandados de Luciano Spalletti adotam estilo de jogo franco com passes curtos, valorização da posse de bola e controle do jogo no campo ofensivo, criando jogadas principalmente pela esquerda. Defensivamente, consegue adotar blocos compactos e organizados no campo defensivo.

PUBLICIDADE

Esta receita perfeita garante para a equipe uma campanha perfeita na Serie A com oito vitórias em oito jogos conquistados. No meio de semana, conseguiu vitória convincente por 3 a 0 diante do Legia Varsóvia pela fase de grupos da Europa League.

Enquanto isso, a Roma de José Mourinho vive instabilidade considerável de desempenhos e resultados conquistados desde o início. Apesar de ser forte defensivamente em defender peças e conseguir criar oportunidades através de bolas roubadas nas transições ofensivas, a Roma sofre em defender contragolpes alheios.

No meio de semana, a Roma sofreu uma derrota acachapante para o Boda Glimt por 6 a 1, uma goleada sonora sofrida pela equipe italiana na Conference League. Para o duelo deste final de semana, Mourinho não poderá contar com Leonardo Spinazzola, enquanto Smalling, Zaniolo e Karsdorp segue como possíveis desfalques.

Transmissão: Star Plus

PUBLICIDADE

15:45 – Inter de Milão x Juventus
Serie A

Precisando dar uma resposta ao torcedor, a Inter de Milão conseguiu vencer o Sheriff pela Champions League e obteve sua primeira vitória no Grupo D. Nesta temporada, a equipe tem apresentado como sua principal força as ações ofensivas pelos lados, explorando muito bem os alas, além de criar diversas finalizações e ter bom aproveitamento nos contra-ataques. A Inter começa a construir pelo meio e termina pelos lados. No entanto, a defesa precisa demonstrar melhor aprimoramento tático.

Do outro lado, a Juventus começou a temporada de modo conturbado com muita demora para conseguir uma vitória e equipe bastante desentrosada após a saída de Cristiano Ronaldo. No entanto, Massimiliano Allegri conseguiu ajustar a situação e o time não perde há seis jogos, subindo bastante na tabela de classificação. A Juve gosta de bolas longas e lançamentos, e a defesa marca em bloco intermediário.

Ainda há problemas que precisam ser ajustados na Juve como a quantidade de faltas cedidas dentro da área e nas transições defensivas nos contra-ataques, pois o sistema defensivo nem sempre consegue se organizar a tempo. Porém, esta é uma das equipes mais fatais nos chutes de longa distância quando há espaço, além de se valer muito do talento individual de craques como Dybala, Locatelli, Moise Kean e Morata.

Na Inter, existe uma dúvida para a escalação: Calhanoglu retornou aos treinamentos, mas precisará brigar com Arturo Vidal para ter vaga novamente no meio-campo. Ivan Perisic e Dumbfries devem trabalhar como alas com a possível manutenção do sistema 3-5-2 adotado por Inzaghi nos últimos jogos.

PUBLICIDADE

Transmissão: Star Plus


15:45 – Olympique de Marselha x PSG
Ligue 1

Encerrando a rodada de clássicos pelo futebol europeu, o maior clássico do futebol francês entra em ação com Olympique de Marselha e PSG. No entanto, este talvez seja o confronto mais desequilibrado em termos de favoritismo, com os parisienses levando vantagem em todas as previsões.

Os comandados de Jorge Sampaoli estão vivendo uma temporada irregular que alterna entre vitórias, empates e derrotas em jogos da Ligue 1 e da Europa League. Sampaoli consegue extrair bem do talento individual dos jogadores e possui méritos ao conseguir ajustar o posicionamento da equipe após a perda da bola, o perde-pressiona. Costuma atacar mais pela direita, tenta controlar o jogo no campo adversário e gosta da posse de bola, com passes curtos.

No entanto, o sistema defensivo ainda não consegue evitar que os adversários consigam criar oportunidades de gol e isso pode ser um grande problema no clássico. Outro notável problema é a fragilidade nos duelos de bola aérea. Quem pode garantir a vitória para o Olympique são os meias Payet, Rongier e Guendouzi, trio que vive excelente início de temporada. Por isso, Gerson ainda não conseguiu se destacar e vem tendo poucas oportunidades, com seis jogos disputados na Ligue 1, mas apenas dois como titular.

PUBLICIDADE

Por outro lado está o PSG que ostenta um trio sensacional no ataque com Neymar, Messi e Mbappé. Pochettino também gosta de trabalhar o jogo no campo adversário, poucos toques na bola, jogadas em velocidade e chegadas principalmente por dentro, com amplitude sendo bem executada. No entanto, o sistema defensivo anda causando problemas pois as equipes consegue criar com bastante perigo diante da equipe parisiense, principalmente pelos lados.

Quase transferido para o Real Madrid na última janela de transferências, Kylian Mbappé é o melhor jogador da equipe e vive excelente início de temporada com cinco gols e quatro assistências em 10 jogos na Ligue 1. Messi e principalmente Neymar ainda não conseguiram se destacar no mesmo nível, mas outros jogadores como Gueye, Hakime, Diallo e Marquinhos estão sendo fundamentais nas vitórias

Transmissão: Star Plus

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Brasileirão: Outro clube pode ter papel crucial na disputa do título entre Flamengo e Atlético-MG

Brasileirão: Denílson aponta quesito em que o Atlético-MG é melhor que o Flamengo

Volante do Corinthians é denunciado no STJD e pode pegar gancho pesado no Brasileirão

Fluminense não irá exercer direito de compra de Raúl Bobadilla ao fim da temporada; saiba os detalhes

PUBLICIDADE

Mano no Corinthians, atacante do Fla nos EUA, Gilberto no Santos e reforços no Palmeiras: as últimas do futebol hoje (22)

Denílson elogia Renata Fan e revela briga com comentarista da Globo: “Senti o golpe”

Duelo da Série B, Náutico x Vasco pode não acontecer; entenda o motivo

Jornal inclui Corinthians x Flamengo entre os clássicos mais importantes do futebol mundial; veja lista

PUBLICIDADE