Home Mercado da Bola Diretor executivo, coordenador de futebol e técnico: os planos de Jorge Salgado para o Vasco

Diretor executivo, coordenador de futebol e técnico: os planos de Jorge Salgado para o Vasco

Alexandre Mattos, Marcelo Teixeira e Rodrigo Pastana são os mais cotados para assumir o futebol do Vasco

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o presidente Jorge Salgado deve anunciar nos próximos dias um pacotão de medidas para mudar radicalmente o Vasco. A princípio, o principal foco do dirigente é no futebol com transformações na estrutura do departamento e com novos nomes a serem anunciados nos próximos dias.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que a prioridade é fechar a contratação de um diretor executivo que terá liberdade para escolher o novo técnico. De antemão, os nomes mais comentados são de Alexandre Mattos, ex-Atlético-MG, Marcelo Teixeira, ex-Fluminense e Rodrigo Pastana, ex-Cruzeiro.

Ainda segundo apurou a reportagem, internamente a expectativa é anunciar o novo diretor executivo no começo de dezembro. Jorge Salgado tem conversas avançadas com o profissional que irá comandar o futebol. Mas o nome é mantido sob sigilo por estratégia de mercado.

PUBLICIDADE

Tendo a equipe do Vasco como seu comandante interino o auxiliar técnico Fábio Cortez Torres, Jorge Salgado não pretende efetivar o mesmo como treinador. Porém, ele deve ter papel importante na futura comissão técnica como auxiliar fixo do novo comandante.

Em primeiro lugar, há o entendimento que o profissional pode ser importante para fazer a transição dos atletas da base. De acordo com fontes ouvidas pelo Torcedores.com, Jorge Salgado admitiu a pessoas próximas que tem alguns nomes em mente.

Além disso, o dirigente deseja um treinador que exerça uma liderança através do diálogo, sem gritos ou o popular “soco na mesa”. O presidente entende que a única maneira de tirar o Vasco do buraco é criando um clima de união entre jogadores, comissão técnica e diretoria.

Vasco pode ter ex-jogador como coordenador técnico

Disposto a encontrar um profissional de qualidade, Jorge Salgado é cobrado por lideranças políticas para contratar um ex-jogador para atuar no dia a dia no departamento de futebol. Internamente, os nomes de Luisinho Quintanilha, Felipe Loureiro e Pedrinho ganham força.

PUBLICIDADE

Ex-meio-campista, Luisinho fez parte do grupo campeão Brasileiro, em 1997, da Libertadores, em 1998 e da Copa Mercosul, em 2000. É, portanto, um símbolo na história do Vasco. Ex-agente de jogadores, ele foi auxiliar técnico do Bahia, em 2017.

Felipe Loureiro é um dos principais ídolos da torcida, sendo lateral-esquerdo nas principais conquistas dos anos 90 e 2000. Em 2019, trabalhou como coordenador técnico da Ponte Preta. Além disso, foi técnico do Tigres do Brasil e Bangu.

Já Pedrinho é uma das maiores revelações da história do Vasco. Ele também esteve presente no elenco que viveu a “Era de Ouro” sob o comando de Antônio Lopes. Atualmente, é comentarista do Grupo Globo. Mas nunca escondeu o desejo de ajudar o clube de coração.

O presidente Jorge Salgado tem a convicção de que um ex-jogador poderá servir como referência para o elenco. Agora, cabe ao dirigente tentar convencer um dos três a aceitar o projeto de tirar o clube do buraco em 2022.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Mercado da bola: Com carreira promissora, lateral do Vasco entra na mira da Atalanta e Sevilla 

Mercado da bola: Empresário aguarda fim da Série B do Brasileiro para ouvir propostas por atacante do Vasco 

Vanderlei não terá contrato renovado pelo Vasco; entenda a situação 

Em busca de executivo, Vasco mira ex-dirigente do Fluminense com passagem por Manchester United 

Flamengo volta a atropelar o São Paulo, faz 6×1 no agregado e é bicampeão da Copa do Brasil sub-17 

Benítez fica no São Paulo? Clube volta a negociar permanência do meia Palmeiras pode fazer investida para contratar titular do River Plate 

 São Paulo possui mais chances de rebaixamento no Brasileirão do que o Santos; veja