Home Outros Esportes Lillard detona arbitragem da NBA após mudança na regra: “É inaceitável”

Lillard detona arbitragem da NBA após mudança na regra: “É inaceitável”

Armador dos Blazers não poupou críticas à maneira como a nova ‘regra anti-trapaça’ está sendo conduzida pelos árbitros da Liga

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

A temporada regular da NBA começou há pouco menos de um mês, mas algumas polêmicas já estão dando o que falar. Uma delas diz respeito à mudança na regra que foi adotada a partir desse ano. Com a intenção de diminuir o número de ‘faltas provocadas’, a Liga deixou de apitar os contatos amplamente forçados pelo arremessador, com o simples objetivo de ‘cavar’ uma ida à linha de lance livre. Para muitos, tal lance era visto como anti-desportivo.

PUBLICIDADE

A ‘falta cavada’ era marca registrada de alguns armadores da NBA, como James Jarden e Trae Young. Embora Damian Lillard diga que nunca se utilizou desse ‘artifício’, o jogador do Portland Trail Blazers está bastante incomodado com a nova postura da arbitragem. Ele acredita que os juízes estão deixando de marcar faltas que realmente aconteceram devido às novas orientações.

“Sinto que a forma como o jogo está sendo arbitrado é inaceitável. Não quero ir muito fundo nisso, mas, na verdade, a mudança de regra não me afeta, porque eu não sou um jogador que faz truques para enganar os juízes. Mesmo assim, as explicações, os comentários, as m***** que [os árbitros] nos falam quando você se dirige a eles é… inaceitável”, disse Lillard aos repórteres. Veja abaixo:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Impacto nos números de Lillard

Apesar de ressaltar que não usufruía das faltas cavadas, as estatísticas de Lillard nos mostram certa dificuldade de adaptação à regra. Isso porque, após uma média de 7,2 tentativas de lance livre por jogo na última temporada (e 6,1 em sua carreira como um todo), o armador de Portland teve queda para apenas 3,2 arremessos livres por partida na atual temporada. Ou seja, Lillard está sofrendo menos faltas nos duelos.

No entanto, vale dizer que a queda nos números é um padrão para Damian atualmente. O camisa zero não começou bem a temporada regular. Envolto em polêmicas sobre a permanência nos Blazers, ele tem apenas 19,2 pontos de média por jogo, estatística que só não é pior que a de seu ano de calouro na NBA, em 2012. Dessa forma, o mau desempenho da estrela reflete na campanha de Portland. Isso porque o time do estado de Oregon tem apenas cinco vitórias e seis derrotas até aqui. Nesta quarta (10), o compromisso é diante do Phoenix Suns, às 23h (de Brasília).

LEIA MAIS:

NBA: Após final ‘trágico’ em derrota dos Lakers, Westbrook se irrita com pergunta de repórter

NBA: Perto de retorno, Klay Thompson treina antes de jogo e empolga até LeBron

PUBLICIDADE

NBA: Cestinha da temporada desabafa: ‘Precisei de 35 pontos por jogo para ser reconhecido”

NFL: Odell Beckham Jr. nos Seahawks? Treinador dá resposta enigmática e aquece rumores

Palmeiras x Flamengo: Entenda por que árbitro da final vem levando chuva de críticas na Argentina

Série A: Torneio pode ter o primeiro rebaixado hoje (10)

PUBLICIDADE

Série B pode ter jogo anulado por problemas no VAR

Seleção: Caboclo quebra o silêncio sobre negociação frustrada por Xavi