Home Automobilismo Acidente de Michael Schumacher completa 8 anos. O que se sabe sobre seu estado de saúde?

Acidente de Michael Schumacher completa 8 anos. O que se sabe sobre seu estado de saúde?

Em dezembro de 2013, Michael Schumacher se acidentou enquanto esquiava e, desde então, pouco se sabe sobre sua real condição

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Há exatamente oito anos, em 29 de dezembro de 2013, o alemão Michael Schumacher, ex-piloto da Fórmula 1, sofreu um grave acidente de esqui na cidade de Méribel, nos Alpes Franceses, batendo a cabeça contra uma pedra.

PUBLICIDADE

Mesmo usando capacete no momento da queda, Schumacher teve graves danos cerebrais. Desde então, muito pouco se sabe sobre o estado de saúde do heptacampeão da Fórmula 1.

A real condição de Schumi é um segredo guardado a sete chaves pelos familiares, que pretendem preservar ao máximo a imagem do ex-piloto alemão. Ele completa 53 anos de idade no próximo dia 3 de janeiro.

PUBLICIDADE

O que sabemos, ao certo, é que Schumacher faz tratamento intensivo em sua casa, na Suíça, com equipe médica e fisioterápica disponíveis 24 horas por dia. Após o acidente, ele passou seis meses internado em Grenoble, na França, depois ficou três meses na cidade suíça de Lausanne, até ir para casa, em 2014.

Alguns amigos ainda o visitam e dão poucas declarações, deixando no ar interpretações diversas por parte de fãs e imprensa, gerando especulações a até mesmo “fake news”.

Há três anos, por exemplo, o arcebispo alemão Georg Gänswein deu algumas pistas sobre as reais condições de Michael Schumacher após fazer uma visita ao ex-piloto da Fórmula 1 em sua residência, na Suíça, em 2016.

Gänswein sugeriu em entrevista ao diário “Bild” que o compatriota está em estado vegetativo , sem se comunicar com as pessoas e com poucos movimentos no corpo. Porém, bem consciente do que acontece ao seu redor.

PUBLICIDADE

“Sentei na frente de Schumacher, segurei suas duas mãos e olhei pra ele. Eu percebi que ele sente que pessoas amorosas estão ao seu redor, cuidando dele e mantendo os curiosos longe”, contou o líder católico sobre o encontro com o ex-piloto.

Em 2020, a modelo italiana Elisabetta Gregoraci, ex-mulher de Flavio Briatore, um dos poucos amigos íntimos autorizados a visitar o heptacampeão, disse na TV que que Schumacher não fala e só se comunica com os olhos. Já Piero Ferrari, filho do fundador da equipe na F1, declarou que Schumi não está morto, mas não consegue se comunicar.

Sabine Kehm, assessora da família, não dá muitos detalhes sobre o estado de saúde do alemão. As informações oficiais dão conta de “recuperação lenta e gradual”.

Nem mesmo o documentário “Schumacher”, lançado neste ano pela Netflix, se aprofunda no assunto. O que muitos fãs esperavam é que a obra pudesse revelar como está a condição de saúde de Michael Schumacher.

PUBLICIDADE

Entretanto, o acidente só é discutido nos minutos finais do documentário. O filme conta a vida do ex-piloto alemão em ordem cronológica, desde o começo no automobilismo até poucos momentos antes do incidente nos Alpes Franceses.

Corinna, esposa de Schumi, faz revelações de fatos pouco antes do acidente, como o desejo de viajarem para Dubai ao invés de mais uma aventura na neve, que acabou sendo fatídica na vida do atleta. “Nunca culpei a Deus por isso que aconteceu. Foi realmente muito azar. Você não pode ter mais azar na vida”, disse a mulher do alemão no documentário.

O fato é que apenas pessoas próximas à Michael Schumacher sabem como o ex-piloto está. E a tendência é que a sua família siga evitando qualquer tipo de informação à imprensa.

LEIA TAMBÉM

Lewis Hamilton toma atitude estranha no Instagram e aumenta rumores sobre futuro na Fórmula 1

PUBLICIDADE

Ronaldo estuda comprar direitos de jogos do Cruzeiro e transmitir ao vivo pela internet

Ronaldo sonda Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro

Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália

Série C 2022 define calendário; veja quando começa e termina o torneio

PUBLICIDADE

Jornalista critica Flamengo por atitude e dispara: “Paulo Sousa já chegará demitido”

Cifras altas! Rescisão com Douglas Costa custaria quantia milionária ao Grêmio

Mercado da bola: Gabigol, do Flamengo, recebe sondagem de mais um clube da Europa