Home Futebol Bayern de Munique vence Borussia Dortmund em jogaço e amplia liderança na Bundesliga

Bayern de Munique vence Borussia Dortmund em jogaço e amplia liderança na Bundesliga

Bayern de Munique conseguiu uma vitória importantíssima no Der Klássiker diante do Borussia Dortmund e abriu quatro pontos na liderança da Bundesliga

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
Borussia Dortmund Borussia Dortmund 2-3 Bayern München Bayern de Munique
Bundesliga 2021/22 - 14ª Rodada

Em jogaço no Der Klássiker da Bundesliga, o Bayern de Munique venceu o Borussia Dortund por 3 a 2 no Signal Iduna Park e abriu vantagem na liderança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A etapa inicial foi marcada por bastante intensidade por parte de ambas equipes que buscaram o gol desde o primeiro minuto e marcações altas. Por isso, o placar foi rapidamente aberto.

Raphael Guerreiro iniciou a jogada no gol do Borussia ao deixar na medida para Bellingham cruzar e Brandt aproveitar na entrada da área para dominar, tirar de Hernandez e evitar que Neuer chegasse antes na bola.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas a resposta do Bayern de Munique foi imediata aproveitando falha defensiva adversária. Hummels achou que tinha a bola sob controle, só que Muller bloqueou o passe no meio e carregou até a entrada da área onde Lewandowski aproveitou e chutou no lado direito.

No restante da etapa inicial, o Bayern de Munique conseguiu manter mais a posse e construiu mais finalizações. O Borussia apostava nas transições em velocidade, mas seguia pressionando as saídas de jogo dos bávaros.

Aos 13′, uma grande jogada no Bayern com Pavard tabelando com Lewaodnwski na entrada da área antes de deixar na medida para Sane chutar de primeira e a bola passar perto.

PUBLICIDADE

Meunier cometeu erro aos 21′ e o Bayern armou contra-ataque que terminou em Tolisso acionando Davies, mas o cruzamento por baixo na área parou em Akanji. Na sequência, Meunier voltou a cometer erro com passe horrível dentro da própria área e Coman recebeu e experimentou, parando no desvio de Hummels.

PUBLICIDADE

Em mais um contra-ataque, o Bayern chegou com perigo. Guerrero perdeu a disputa contra Coman no corredor direito e o francês experimentou outro chute, exigindo defesa do goleiro Kobel.

Mas aos 29′ foi a vez do Borussia tentar responder à pressão com seu artilheiro. Bellingham e Tolisso combinaram pela esquerda e a bola chegou até Haaland que finalizou com pouco ângulo, mas errou o alvo.

Coman estava sendo o principal jogador do primeiro tempo e fez a jogada pela direita e teve tempo para cortar para dentro onde Kobel tentou desarmar, mas não conseguiu. O cruzamento chegou até Sane, que gol vazio, não conseguiu aproveitar a favor do Bayern.

Antes do intervalo, o Borussia teve chance incrível de conseguir a vantagem antes do intervalo com Guerrero cobrando falta na medida e Akanji escapando da marcação para chegar e bater na área, mas Neuer estava atento e defendeu.

PUBLICIDADE

Só que o Bayern aproveitou o momento e mais uma falha defensiva do Borussia para marcar aos 45′ do primeiro tempo. Raphael Guerrero vacilou e Hummels não percebeu a chegada de Coman, que entrou na área e aproveitou rebote do goleiro para ampliar.

Borussia reagiu logo no início do segundo tempo, mas Lewandowski definiu para o Bayern de Munique

A intensidade foi mantida no segundo tempo e o artilheiro do Borussia Dortmund logo conseguiu se destacar, aos 3 minutos. Meunier jogou nas costas de Reus, mas Bellingham conseguiu se antecipar à Upamecando e rolou para Haaland concluir e empatar o jogo.

Logo após o gol, o Dortmund conseguiu manter a pressão e o Bayern não saía de seu próprio campo, mas os bávaros reagiram e ameaçaram com Muller vencendo a disputa de bola contra Dahoud e armar contra-ataque, deixando para Coman cortar para dentro e tirar de Guerrero para finalizar, só que Kobel agarrou firme.

O Borussia tentou responder logo em seguida também explorando a velocidade. Bellingham cruzou pela esquerda e Brandt surgiu no meio, só que Upamecano bloqueou a finalização antes de Neuer defender.

PUBLICIDADE

A partir dos 22′, uma série de paralisações fez com que a intensidade do clássico diminuísse um pouco. Brandt e Upamecano se chocaram de cabeça e a situação ficou pior para o jogador do Borussia que deixou o campo na maca após longo atendimento. Depois, foi a vez do VAR entrar em ação e o Bayern de Munique ter um pênalti marcado a favor.

Na batida de escanteio, a bola resvalou na mão de Hummels e o árbitro considerou que o jogador do Borussia interferiu na trajetória da bola. Lewandowski cobrou no canto esquerdo e o goleiro Kobel foi no canto certo e quase defendeu, mas a bola entrou e o Bayern voltou à liderança. O técnico Marco Rose ficou irritado e acabou sendo expulso.

Mesmo com alterações defensivas, o Bayern manteve suas linhas no meio-campo diante de um Borussia Dortmund que buscava o gol à todo custo e encontrava dificuldades de criação. Aos 39′ Bellingham teve oportunidade no corredor esquerdo e cruzou na primeira trave onde Marco Reus apareceu e cabeceou com liberdade, mas a bola saiu por cima.

Nos acréscimos, Malen teve grande oportunidade no cruzamento vindo pela direita de Wolf mas cabeceou para fora em bola que desviou em Upamecano. Na sequência, o Bayern perdeu a bola no campo de ataque e Malen teve outra chance, mas bateu em cima de Neuer.

PUBLICIDADE

Na chance final do jogo, o goleiro Kobel foi para a área na tentativa desperada em cobrança de escanteio, mas Tigges errou o domínio na entrada da área e o Bayern só não ampliou porque Tolisso errou o alvo no chute sem goleiro. Mas não fez falta porque o apito final veio logo após este lance.

 

FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 2-3 BAYERN DE MUNIQUE

Data: 04/12/2021, 14:30
Estádio: Signal Iduna Park

PUBLICIDADE

Gols: 1T 5′ Brandt (Borussia); 1T 9′ Lewandowski (Bayern); 1T 44′ Coman (Bayern); 2T 3′ Haaland (Borussia); 2T 32′ Lewandowski (Bayern)

Substituições – Borussia: Malen (Dahoud); Wolf (Brandt); Tigges (Haaland); Schulz (Haaland)

Substituições – Bayern: Musiala (Goretska); Gnabry (Sané); Sule (Hernández); Nianzou (Coman)

Borussia Dortmund (4-3-1-2): Gregor Kobel; Thomas Meunier, Manuel Akanji, Mats Hummels, Raphael Guerreiro; Jude Bellingham, Emre Can, Mahmoud Dahoud; Julian Brandt; Erling Haaland, Marco Reus.

PUBLICIDADE

Bayern de Munique (4-2-3-1): Manuel Neuer; Benjamin Pavard, Dayot Upamecano, Lucas Hernandez, Alphonso Davies; Leon Goretzka, Corentin Tolisso; Kingsley Coman, Thomas Muller, Leroy Sane; Robert Lewandowski.

 

LEIA TAMBÉM

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão: Flamengo e Sport Recife empatam na Arena Pernambuco

PUBLICIDADE

Grêmio pode ser rebaixado na próxima rodada do Brasileirão; entenda

Atlético-GO vence Chapecoense e escapa do rebaixamento no Brasileirão

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Irmão de jogador do Grêmio é preso por tentativa de estupro

PUBLICIDADE

Atlético-MG: Comentaristas da ESPN vão às lágrimas com título; assista

Neymar relata momento tenso com o pai: “A gente saiu na porrada”

Better Collective