Home Futebol Brasileirão: Saiba que jogos são recordes de público positivo e negativo na história

Brasileirão: Saiba que jogos são recordes de público positivo e negativo na história

Volta do público aos estádios durante Brasileiro de 2021 trouxe ganhos e recordes nas arquibancadas

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Brasileirão é uma competição que sempre atiçou as torcidas por todo o país. Muitos dos grandes jogos da história da competição tiveram casa cheia, mas outros conviveram com arquibancadas com números que passariam aquém do esperado.

PUBLICIDADE

O contraste entre estádios cheios e (quase) vazios sempre existiu e a diferença entre o maior e o menor público da história do Campeonato Brasileiro mostra bem como partidas acabaram sendo marcantes pelos mais variados motivos. E ambos relembrados pelo Metrópoles.

O maior público

PUBLICIDADE

Num dia 29 de maio de 1983, o Maracanã receberia 155.523 pessoas para ver a partida decisiva do Brasileiro daquele ano. Flamengo e Santos se enfrentaram para decidir quem seria o campeão nacional, com o Peixe tendo vencido a primeira partida no Morumbi por 2 a 1.

Empurrado pela massa flamenguista que compareceu em peso ao Maracanã, o Rubro-Negro fez uma das grandes atuações da equipe na história da competição e presenteou os mais de 155 mil torcedores com uma belíssima vitória por 3 a 0, com Zico abrindo o placar logo no começo da partida. Leandro e Adílio completaram o placar da vitória que deu ao Fla o seu terceiro título do Brasileirão.

O menor público

Uma diferença quase astronômica do maior para o menor público. Em 03 de dezembro de 1997, Juventude e Portuguesa jogavam a penúltima rodada da fase semifinal do Brasileiro daquele ano. Mas ao invés de Caxias do Sul, o Olímpico, em Porto Alegre, foi o palco escolhido para a partida.

PUBLICIDADE

Talvez o local do jogo e o fato de que os dois times já não tinham mais chances de avançar para a decisão (terminaram nas duas últimas posições num grupo com o Vasco classificado e, posteriormente, campeão, e o Flamengo) contribuíram para que apenas 55 pessoas fossem ver a partida, vencida pelo gaúchos por 2 a 1, gols de Maurílio e Baggio para o Ju e Leandro Amaral para a Lusa.

LEIA TAMBÉM

Manchester United deve fazer jogo duro para manter Cavani, alvo do Corinthians

Barcelona, Italiano, Arsenal e Tocantinense: veja a agenda desta terça (21)

PUBLICIDADE

5 craques que já disputaram a Copinha e não foram campeões

Cabe no bolso? Saiba qual será o salário do lateral Rafinha no São Paulo

Di María no Atlético, São Paulo quer Ferreirinha e Douglas Costa, Palmeiras sonda De La Cruz: as últimas do futebol hoje (21)

Benfica de Jorge Jesus mira jogador “esquecido” no Manchester United

PUBLICIDADE

Mercado da Bola: Atlético-MG negocia a contratação de Di Maria, do PSG

Ex-Flamengo, Cuéllar busca saída do Al-Hilal e recebe consultas de clubes do Brasileirão