Home Mercado da Bola Conheça Hugo Cajuda, empresário que negocia a ida de Paulo Sousa para o Flamengo

Conheça Hugo Cajuda, empresário que negocia a ida de Paulo Sousa para o Flamengo

Hugo Cajuda é empresário de Paulo Sousa, Abel Ferreira, Ricardo Sá Pinto, entre outros

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.
PUBLICIDADE

Discreto e atento aos sinais. É assim que Hugo Miguel Gonçalves Cajuda Souza é visto no mercado da bola. Formado em direito pela Universidade de Coimbra, em 2003, ele ingressou no futebol agenciando jogadores das divisões de base do Sporting Braga.

Desde então, Hugo Cajuda não parou de crescer no mercado português e passou a agenciar as carreiras dos técnicos Abel Ferreira, Abel Xavier, Paulo Sousa, Pedro Martins, Ricardo Sá Pinto, entre outros.

Atualmente, a FIA Football Management & Consultancy gere a carreira de 150 profissionais entre jogadores e treinadores espalhados pelo mundo todo. Também presta serviço de consultoria a clubes e a outras agências parceiras.

PUBLICIDADE

Sediada em Lisboa, a agência está presente em clubes da Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polônia, Portugal, Rússia e Ucrânia. Além disso, opera em países do Oriente Médio. Mas a maior parte das transações ocorre no Benfica, Braga, Porto e Sporting.

Aos 42 anos, Hugo Cajuda começou de forma despretensiosa a representar jogadores. Em 2006, cinco anos pendurar as chuteiras atuando pelo Braga, atendeu ao pedido do amigo Ricardo Sá Pinto para intermediar sua ida do Sporting para o Standard Liège.

Desde então, o agente percebeu que tinha capacidade para explorar os bastidores do futebol. Posteriormente, Hugo Cajuda foi o responsável por intermediar a negociação entre Middlesbrough e Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, por Abel Xavier.

Hugo Cajuda é filho de técnico da “velha guarda” de Portugal

Hugo Cajuda criou uma grande rede de relacionamentos com clubes portugueses e estrangeiros por intermédio de seu pai e técnico, Manuel Cajuda, que acumula passagens por clubes como Braga, Marítimo e Vitória de Guimarães.

PUBLICIDADE

Pouco a pouco, ele abriu mercado no exterior e foi responsável por levar seu pai para o futebol africano e asiático. Entre 2006 e 2021, por exemplo, Manuel Cajuda comandou equipes do Egito, Emirados Árabes, China e Tailândia.

Daí em diante, empresário passou a investir na contratação de observadores técnicos e analistas de desempenho que atuam na captação e na análise de mercado. Enquanto isso, Hugo Cajuda atua em busca do melhor negócio para seus agenciados.

O homem que hoje movimenta milhões nasceu em Olhão. Aos 18 anos, ele tentou a carreira de jogador ingressando nas categorias de base do Braga. O zagueiro de pouca qualidade técnica foi aconselhado por seu pai a pendurar as chuteiras para estudar. Deu certo.

Hugo Cajuda abastece clubes de menor investimento em Portugal

A FIA Football Management & Consultancy opera no futebol português ajudando clubes como Belenenses, Braga, Leixões, Marítimo, Olhanense. Vitória de Guimarães e União de Leiria a contratar jogadores, principalmente brasileiros, que não cabem nos orçamentos.

PUBLICIDADE

Até bem pouco tempo, Hugo Cajuda detinha 55% dos direitos econômicos do atacante Vitinha e 45% do zagueiro David Veiga, promessas do futebol português, que defendem o Braga. Valorizados no mercado, ambos podem trocar de clube na próxima janela de transferências.

Em 2020, ele conseguiu rouba-los do concorrente Bruno Macedo, empresário de Jorge Jesus, o direito de negociá-los na Europa. Desde então, o empresário vem oferecendo os atletas para equipes da Premier League entre elas Liverpool, Manchester City e Manchester United.

LEIA MAIS: 

Bastidores: o que impede a saída de Jorge Jesus do Benfica? 

Paulo Fonseca cancela reunião com o Flamengo e mira ida para a Premier League em 2022; entenda 

Na mira do Flamengo, Vítor Pereira recebeu indenização milionária após ser demitido do Fernerbahçe; saiba o valor 

Paulo Sousa ouve Flamengo, faz exigências e quer garantias para trabalho à longo prazo; saiba mais 

Jorge Jesus? Jornalista crava acerto do Flamengo com outro técnico 

Mercado da bola: veja 5 meio-campistas que encerram contrato em 2022 e ficarão livres 

Neymar, Messi e Mbappé ficam de fora da seleção do L’Équipe na Ligue 1 

Jornalista revela motivo do Flamengo ter desistido de Jorge Jesus